A+ A-
Artigos

Essa é uma pergunta que costumo ouvir com certa frequência. Porém, antes de responder eu procuro devolver o questionamento e pergunto se a pessoa sabe o que é o processo de coaching. Normalmente, muitas pessoas não sabem o que é e nem para o que serve, mas ficam na dúvida porque em algum momento foi dito que seria interessante que ela procurasse um coach.

 

Antes de se lançar nessa busca, é importante que você saiba para que serve esse trabalho. O processo de coaching tem como propósito o desenvolvimento de novas habilidades, possibilidades e ideias com o intuito de promover um aprendizado e/ou uma mudança no âmbito profissional.

 

O foco do trabalho de coaching sempre estará no presente ou no futuro, na superação de um obstáculo profissional, no atingimento de um resultado específico e no desenvolvimento de habilidades que lhe farão chegar aonde deseja. Desta forma, um bom coach tem interesse genuíno no desenvolvimento das pessoas, pratica a escuta ativa e constrói uma relação com seu coachee baseada na confiança, na ética e no diálogo.

 

Por outro lado, um bom coachee (pessoa que está passando pelo processo de coaching) está disposto a construir uma relação de confiança, entende que as respostas não lhe serão dadas e que será ele que chegará até elas, também entende que é responsável pelas suas conquistas, tem interesse profundo e verdadeiro em se conhecer e se desenvolver, sabe exatamente o porquê de estar nesse processo e é, acima de tudo, honesto consigo mesmo e encara os desafios de se conhecer.

 

Um ponto fundamental que você também deve estar atento é sobre o que o coaching NÃO é: terapia ou psicoterapia, treinamento, aconselhamento e mentoring (processo que aborda questões referentes à área específica e afia a visão estratégica e sistêmica do profissional). Saber disso é muito importante para que você não perca tempo, dinheiro e não atinja seus objetivos finais.

 

Vale lembrar que coaching é um processo muito sério e, portanto, é essencial que você procure um profissional certificado. Infelizmente, hoje, existem centenas de profissionais que se auto intitulam Coach, mas não têm nem a certificação ou experiência profissional e de vida necessária para realizar este trabalho. Fique atento e faça muitas perguntas sobre sua experiência anterior de carreira e nesta área e quais formações realizou para se qualificar para ser Coach.

 

Se você ainda está em dúvida se deve ou quer percorrer esse caminho, deixo como reflexão final um trecho do texto “A Escutatória”, de Rubem Alves, que diz: “Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia...A música acontece no silêncio. É preciso que todos os ruídos cessem. No silêncio, abrem-se as portas de um mundo encantado que mora em nós.”

 

Pense nisso!

Mais artigos por Sofia Esteves

  • Será que trabalhar sem chefe é para você?

    Será que trabalhar sem chefe é para você?

    Algum dia, em determinado momento profissional da sua vida, você sonhou trabalhar em uma empresa em que não existissem chefes?

    Continuar Lendo »
  • Fortaleça seus relacionamentos, todos eles!

    Fortaleça seus relacionamentos, todos eles!

    "Quando você se dedica às pessoas, as pessoas se dedicam a você." Este é um pensamento de que gosto muito porque ele não se restringe apenas ao ambiente de trabalho. Pode ser aplicado em absolutamente todas as áreas da nossa vida.

    Continuar Lendo »
  • Uma dose de etiqueta profissional

    Uma dose de etiqueta profissional

    Para cada ambiente e situação existe um conjunto de comportamentos e um código de conduta - explícitos ou implícitos - que são valorizados. Este conjunto de comportamentos, adequado a uma determinada realidade, é o que chamamos de cultura organizacional. Procurar a área de recursos humanos e os líderes da companhia certamente é melhor forma de saber qual é a postura que ela espera identificar em você.

    Continuar Lendo »
  • Conhecer a si mesmo garante melhores decisões profissionais

    Conhecer a si mesmo garante melhores decisões profissionais

    Quem acompanha meus artigos sabe que acredito fortemente que tomamos as melhores decisões quando nos conhecemos de verdade.

    Continuar Lendo »
  • 5 dicas de ouro para seu currículo não ser descartado antes de ser lido

    5 dicas de ouro para seu currículo não ser descartado antes de ser lido

    Há muito tempo sabemos que o currículo é o primeiro passo para quem quer ingressar, se reinserir no mercado de trabalho ou mudar de carreira. Porém, é preciso ir além nessa percepção e assumir, definitivamente, que o currículo é muito mais do que aquele papel em que você registra as informações-chave sobre sua formação e trajetória profissional.

    Continuar Lendo »
  • Novos desafios pedem profissionais com novas ideias

    Novos desafios pedem profissionais com novas ideias

    Tenho certeza de que, nos últimos tempos, você tem ouvido muito falar sobre a necessidade de inovação. Isso tem acontecido porque inovar é encontrar soluções estratégicas para a empresa antes que os problemas apareçam, assim o negócio se mantém competitivo.

    Continuar Lendo »