A+ A-
Artigos

Tenho certeza de que, nos últimos tempos, você tem ouvido muito falar sobre a necessidade de inovação. Isso tem acontecido porque inovar é encontrar soluções estratégicas para a empresa antes que os problemas apareçam, assim o negócio se mantém competitivo. Na prática, a ação de inovar representa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, ampliação das margens de lucro, entre outros benefícios.

 

A necessidade de as empresas estarem em busca de inovação não é de hoje, o co-fundador da Sony Corporation, Akio Morita, já dizia que “inovação é fazermos melhor o que fazemos hoje, de forma que se torne obsoleto”. A grande questão, no entanto, é como essa ação era vista no passado e como ela tem sido vista hoje. Anteriormente, a inovação estava voltada apenas para fora: novos produtos, novos negócios. Nos tempos atuais, porém, ela se volta para dentro: mais do que uma disciplina, inovar é um modo de operar, pensar e estar nas empresas.

Mais artigos por Sofia Esteves

  • Será que trabalhar sem chefe é para você?

    Será que trabalhar sem chefe é para você?

    Algum dia, em determinado momento profissional da sua vida, você sonhou trabalhar em uma empresa em que não existissem chefes?

    Continuar Lendo »
  • Fortaleça seus relacionamentos, todos eles!

    Fortaleça seus relacionamentos, todos eles!

    "Quando você se dedica às pessoas, as pessoas se dedicam a você." Este é um pensamento de que gosto muito porque ele não se restringe apenas ao ambiente de trabalho. Pode ser aplicado em absolutamente todas as áreas da nossa vida.

    Continuar Lendo »
  • Uma dose de etiqueta profissional

    Uma dose de etiqueta profissional

    Para cada ambiente e situação existe um conjunto de comportamentos e um código de conduta - explícitos ou implícitos - que são valorizados. Este conjunto de comportamentos, adequado a uma determinada realidade, é o que chamamos de cultura organizacional. Procurar a área de recursos humanos e os líderes da companhia certamente é melhor forma de saber qual é a postura que ela espera identificar em você.

    Continuar Lendo »
  • Conhecer a si mesmo garante melhores decisões profissionais

    Conhecer a si mesmo garante melhores decisões profissionais

    Quem acompanha meus artigos sabe que acredito fortemente que tomamos as melhores decisões quando nos conhecemos de verdade.

    Continuar Lendo »
  • Por que eu deveria fazer coaching?

    Por que eu deveria fazer coaching?

    Essa é uma pergunta que costumo ouvir com certa frequência. Porém, antes de responder eu procuro devolver o questionamento e pergunto se a pessoa sabe o que é o processo de coaching.

    Continuar Lendo »
  • 5 dicas de ouro para seu currículo não ser descartado antes de ser lido

    5 dicas de ouro para seu currículo não ser descartado antes de ser lido

    Há muito tempo sabemos que o currículo é o primeiro passo para quem quer ingressar, se reinserir no mercado de trabalho ou mudar de carreira. Porém, é preciso ir além nessa percepção e assumir, definitivamente, que o currículo é muito mais do que aquele papel em que você registra as informações-chave sobre sua formação e trajetória profissional.

    Continuar Lendo »