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Sabemos que em tempos de crise tudo anda a passos mais lentos, mas isso não significa que sua carreira tem que parar no tempo e esperar por dias – muito! – melhores para evoluir, afinal de contas, você está aí, diariamente, dando o melhor de si no que faz. Certo?

Para te ajudar a não deixar que sua carreira entre na geladeira, enquanto a crise não passa, vou listar 10 dicas que podem te levar para o próximo nível. Vamos lá?

1.       Em primeiro lugar é importante mostrar ao seu chefe a real complexidade de cada projeto e atividade que você executa. Se não fizer isso, as chances de você ser reconhecido, ter um aumento de salário ou ser promovido podem ficar mais restritas.

 

2.       Ouça atentamente os feedbacks que recebe. É comum que alguns adotem uma postura defensiva ou negativa ao receber um feedback, mas vale lembrar que o objetivo dele é ser um meio para avaliar os pontos fortes e "a desenvolver" de um profissional. Faz parte do processo de desenvolvimento e, por isso, o saldo deverá ser sempre positivo.

 

3.       Toda decisão profissional deve ser analisada e realizada de acordo com um plano de carreira. Pedir demissão só porque não concorda com o estilo de gestão do chefe  ou aceitar a proposta de outra empresa só porque a remuneração é mais alta, entre outras atitudes impulsivas, podem desviar você dos seus objetivos profissionais.

 

4.       Se você é aquele que sempre reclama de tudo, é melhor rever sua postura profissional. Este comportamento pode não ser positivo para o seu relacionamento com os colegas de trabalho e para o seu crescimento na carreira.

 

5.       Dizer que está sempre ocupado, achar que só você está “sobrecarregado” de trabalho e não ser disponível para ajudar seus colegas não é bom para sua imagem profissional. Saber trabalhar em equipe é atualmente uma das competências mais requisitadas pelas empresas. Ser gentil e estar disposto a contribuir é sempre muito bom. Mas isso de maneira genuína, não atuando.

 

6.       Alguns profissionais têm receio de discordar do chefe.  Não é proibido expressar uma opinião diferente ou oposta, desde que bem argumentada e coerente. Pelo contrário, pode ser que sua ideia seja mais assertiva e traga mais resultados para a empresa – e você ganhe pontos com ela.

 

7.       Os erros fazem (e devem fazer) parte de uma trajetória de carreira. O ideal é que os profissionais saibam admitir seus erros, percebam que lidar com eles é uma capacidade individual de aprendizado e sugiram soluções ao chefe diante do ocorrido.

 

8.       Se você se comprometeu a executar um projeto ou atividade e, por qualquer motivo, não conseguirá entregá-lo no prazo, é melhor avisar o quanto antes.  Se não avisar, pode ser que não te envolvam em futuros projetos.

 

9.       Os profissionais que aceitam mudanças de rota com mais facilidade costumam ser bem vistos pelas companhias e, muitas vezes, podem até ser convidados para participar de futuros projetos piloto ou a fazer parte de comitês para buscar melhorias.

 

10.   Mantenha-se informado para ser capaz de compreender, traçar e prever cenários.

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