A+ A-
Artigos

Sabe aquele ditado “se conselho fosse bom, não se dava, vendia”? Pois é, mas se eu pudesse dar uma dica aos mais jovens, aqueles que estão na faculdade, pensando como trilhar o seu futuro profissional, com certeza eu diria o seguinte: envolva-se com as atividades extracurriculares, procure participar de vivências que tragam experimentações verdadeiras. Para isso, vale participar do Centro Acadêmico, Atlética, realizar cursos extras (inclusive, aqueles completamente fora da área que estuda ou atua), participar de um programa ou ações como voluntário. Essas experiências ajudarão ao jovem em diversas fases de sua vida, principalmente, trarão maturidade para o processo de escolha ao longo de sua carreira.

 

A experimentação é um dos principais caminhos para um aprendizado prático e tangencial. Inclusive, tem sido cada vez mais valorizada frente à teoria pura que se vive nas universidades. Quando acumulamos o conhecimento que as vivências trazem desenvolvemos uma capacidade maior de acertar em nossas escolhas, porque o processo de decisão se torna mais fácil, afinal, nos sentimos muito mais seguros quando conhecemos na prática as situações que se apresentam.

 

É exatamente por isso que muitos processos de seleção de candidatos têm se preocupado com o aprendizado, o desenvolvimento e a seleção com educação. O saldo é positivo para os dois lados: os jovens estão valorizando esse tipo de experiência, enquanto as empresas estão selecionando pessoas que realmente se identificam com o que irão desenvolver, futuramente, na organização.

 

Cresce o número de processos preocupados em desenvolver etapas que possam propiciar desafios reais, em que os candidatos vivenciam experiências que simulam o ambiente da organização e vivem situações similares as que terá quando for realmente um colaborador. E isso pode acontecer de diversas maneiras, seja por meio de games, atividades online com web aulas sobre o negócio ou presenciais que proporcionam o uso de técnicas e ferramentas que o jovem poderá aproveitar ao longo de sua carreira.

 

Esse caminho traz importância na trajetória de escolha e aprendizado e amplia os pontos de contato entre jovens e os desafios reais. Movimentos como Hackaton, Empresas Juniores e eventos como Working Day são exemplos de vivências com as quais os jovens podem se envolver para viver esse cenário.

 

O processo de escolha ideal é aquele em que você pode vivenciar antes de tomar uma decisão definitiva, assim, caso a opção não atenda suas expectativas, você poderá lançar mão de um plano B ou avaliar outras oportunidades. Outro ponto que faz a experimentação tão importante é que ela nos ajuda a compreender que nem tudo será só alegria, haverá momentos de dúvidas e até de desmotivação, por isso é tão engrandecedor esse movimento de vivência antes de bater o martelo final.

 

Como eu disse lá em cima, eu sei que se conselho fosse bom a gente não dava, mas se eu fosse você pensaria muito sobre investir em vivências diversas.

Mais artigos por Sofia Esteves

  • Será que trabalhar sem chefe é para você?

    Será que trabalhar sem chefe é para você?

    Algum dia, em determinado momento profissional da sua vida, você sonhou trabalhar em uma empresa em que não existissem chefes?

    Continuar Lendo »
  • Fortaleça seus relacionamentos, todos eles!

    Fortaleça seus relacionamentos, todos eles!

    "Quando você se dedica às pessoas, as pessoas se dedicam a você." Este é um pensamento de que gosto muito porque ele não se restringe apenas ao ambiente de trabalho. Pode ser aplicado em absolutamente todas as áreas da nossa vida.

    Continuar Lendo »
  • Uma dose de etiqueta profissional

    Uma dose de etiqueta profissional

    Para cada ambiente e situação existe um conjunto de comportamentos e um código de conduta - explícitos ou implícitos - que são valorizados. Este conjunto de comportamentos, adequado a uma determinada realidade, é o que chamamos de cultura organizacional. Procurar a área de recursos humanos e os líderes da companhia certamente é melhor forma de saber qual é a postura que ela espera identificar em você.

    Continuar Lendo »
  • Conhecer a si mesmo garante melhores decisões profissionais

    Conhecer a si mesmo garante melhores decisões profissionais

    Quem acompanha meus artigos sabe que acredito fortemente que tomamos as melhores decisões quando nos conhecemos de verdade.

    Continuar Lendo »
  • Por que eu deveria fazer coaching?

    Por que eu deveria fazer coaching?

    Essa é uma pergunta que costumo ouvir com certa frequência. Porém, antes de responder eu procuro devolver o questionamento e pergunto se a pessoa sabe o que é o processo de coaching.

    Continuar Lendo »
  • 5 dicas de ouro para seu currículo não ser descartado antes de ser lido

    5 dicas de ouro para seu currículo não ser descartado antes de ser lido

    Há muito tempo sabemos que o currículo é o primeiro passo para quem quer ingressar, se reinserir no mercado de trabalho ou mudar de carreira. Porém, é preciso ir além nessa percepção e assumir, definitivamente, que o currículo é muito mais do que aquele papel em que você registra as informações-chave sobre sua formação e trajetória profissional.

    Continuar Lendo »
  • Novos desafios pedem profissionais com novas ideias

    Novos desafios pedem profissionais com novas ideias

    Tenho certeza de que, nos últimos tempos, você tem ouvido muito falar sobre a necessidade de inovação. Isso tem acontecido porque inovar é encontrar soluções estratégicas para a empresa antes que os problemas apareçam, assim o negócio se mantém competitivo.

    Continuar Lendo »
  • Carreira pública x Carreira privada: qual o melhor caminho?

    Carreira pública x Carreira privada: qual o melhor caminho?

    O processo de escolha de carreira deve ser feito com base nos objetivos de vida de cada pessoa. Essa, sem dúvida, é uma decisão individual e intransferível.

    Continuar Lendo »
  • Procastinação: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

    Procastinação: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

    Certamente você já ouviu essa frase que eu escolhi a dedo para ser o título desse texto. Arrisco a dizer, inclusive, que essa frase foi ouvida por diversas vezes, em diferentes situações e ditas pelas pessoas mais variadas de seu círculo.

    Continuar Lendo »
  • Escolha o trabalho que irá desenvolver e seja dono da sua agenda e rotina

    Escolha o trabalho que irá desenvolver e seja dono da sua agenda e rotina

    Você sabia que o trabalho por projeto, o chamado freelancer, é uma tendência do futuro do trabalho?

    Continuar Lendo »
  • Por que os treinamentos de 8h estão com os dias contados?

    Por que os treinamentos de 8h estão com os dias contados?

    Para responder a essa pergunta, primeiro é importante contextualizar a nossa relação com o tempo e com o consumo.

    Continuar Lendo »
  • 10 dicas para não “congelar” sua carreira na crise

    10 dicas para não “congelar” sua carreira na crise

    Sabemos que em tempos de crise tudo anda a passos mais lentos, mas isso não significa que sua carreira tem que parar no tempo e esperar por dias – muito! – melhores para evoluir, afinal de contas, você está aí, diariamente, dando o melhor de si no que faz. Certo?

    Continuar Lendo »
  • O que é disciplina para você?

    O que é disciplina para você?

    Em 2017 foi realizado o 43º Congresso Nacional de Gestão de Pessoas (CONARH), onde discutimos temas de extrema importância para quem atua com gestão de pessoas.

    Continuar Lendo »
  • Você está na empresa errada?

    Você está na empresa errada?

    Você sabia que 6 em cada 10 empregados dizem que a realidade do novo trabalho é bem diferente das expectativas que tinham durante o processo seletivo?

    Continuar Lendo »