A+ A-
Artigos

Estamos passando por uma situação de mudança de hábitos com o novo coronavírus. Uma delas é a prática de trabalho remoto (home office), que foi adotada por algumas empresas como alternativa de contribuir com o isolamento social proposto pelas autoridades de saúde. Eu sempre fui a favor e tive vontade de fazer, até que chegou a hora, só que, como imaginava, percebi que eu não estava preparada para isso.

No 1ª dia estive empolgada com a novidade e ao mesmo tempo perdida, pois não sabia por onde começar. Por orientação da minha liderança, separei algumas atividades para fazer, só que com o passar das horas o sono dificultou a minha produtividade. Entendo que isso tenha acontecido por estar acostumada a trabalhar somente presencialmente no escritório, e, como estou em minha casa, perto do sofá e cama, o corpo deve achar que é final de semana ou férias.

A partir do 2º dia, já consegui perceber uma grande melhora na minha produtividade, colocando em prática algumas recomendações simples que podem fazer a diferença:

- Converse com as pessoas que convivem com você e explique que, apesar de não estar no ambiente de trabalho, você está trabalhando;

- Separe um espaço e móveis da sua casa para facilitar;

- Faça sua rotina normal: tome café, troque de roupa, separa suas atividades do dia e faça pausas;

- Faça uma lista de tarefas;

- Aproveite para utilizar outros meios de comunicação à distância, como o Zoom, Facetime, Whereby, etc.;

- Aproveite o tempo que você ganhou para estudar ou praticar algum exercício físico. Várias instituições de ensino e academias estão disponibilizando cursos e plataformas on-line de forma gratuita;

- Tenha paciência e autocompaixão. Se for a sua 1ª vez nesse modelo, talvez você tenha dificuldades, mas também aprendizados. Sempre converse com a sua liderança.

Como ainda estou passando por esse processo, com certeza terei vários aprendizados. Aproveite este momento para aprender com esta experiência e adaptar este modelo de trabalho remoto da forma que mais se adeque ao seu estilo de trabalho.

 

Autora: Beatriz Angelim