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Como ter ideias para uma nova startup

Para John Boitnott, consultor de mídia digital, todo empreendedor tem o mesmo objetivo principal — que a sua ideia de negócio seja a próxima grande novidade. “Pode ser difícil imaginar, mas Steve Jobs e Mark Zuckerburg já estiveram na mesma posição que a maioria dos donos de empresas”, conta.

 

Segundo Boitnott, buscar uma ideia para uma nova startup deve ser feito com a mesma dedicação que qualquer outra tarefa relacionada ao trabalho. “A ideia provavelmente não vai chegar até você no meio da noite ou mesmo na fila do supermercado. Embora seja algo agradável, a geração de ideias exige organização, pesquisa e planejamento”, ensina.

 

Veja abaixo as dicas de Boitnott para começar:

 

A Internet é o melhor ponto de partida para entender como ajudar clientes a solucionar suas necessidades, grandes ou pequenas. Também pode ser sua maior fonte de inspiração. Comece lendo sobre ideias de negócios de sucesso. Muitos empreendedores compartilham suas histórias, oferecendo conselhos táticos que novas startups podem usar para sua própria geração de ideias. Anote o que funcionou e o que não funcionou. Lembre-se: sua ideia não precisa ser completamente original, apenas melhor do que já está disponível.

 

a) As melhores ideias surgem da identificação de problemas: para Steve Jobs e Steve Wozniak, o problema era um computador caro. Eles reconheceram essa lacuna e construíram o Apple I, depois o II e assim por diante. Para os empreendedores de hoje, o brainstorming é um exercício direcionado que exige tanta criatividade quanto o conceito.

 

b) Concentre-se nas tendências das áreas em que está interessado: Como potencial proprietário de uma startup, você provavelmente pensou em um nicho com base na experiência anterior, no potencial futuro ou em ambos. Leve o tempo necessário para aprender os meandros desse nicho específico à medida que desenvolve sua paixão.

 

c) Amplie sua rede: pense na última vez em que você esteve em uma reunião colaborativa que gera leads. Se todos chegassem à mesa preparados com ideias, você provavelmente sairia com pelo menos uma oportunidade viável. Acesse o máximo de eventos de networking de negócios que você puder. Quanto mais falar com empreendedores que pensam como você, maior a probabilidade de ouvir sobre seus pontos problemáticos. Também há uma forte chance de você encontrar um parceiro em potencial para ajudá-lo a criar uma startup.

 

Como fazer as perguntas certas.

Às vezes, lançar uma ideia de negócio para uma startup envolve assumir riscos. Mas há perguntas que você pode fazer para ver se a sua ideia tem o que é preciso para obter aceitação. Qual é o seu conjunto de habilidades? Você é bom em quê?

O que está faltando lá fora? Quer seja na sua vida pessoal ou profissional, esta é uma das considerações mais importantes para uma nova ideia. Ao pensar se uma ideia tem potencial, será que alguém precisa dela? Pense nas lacunas que você vê em sua vida.

Se você tem experiência em trabalhar em determinados campos, qual ferramenta ou serviço facilitaria sua vida? Outro ponto: pense em fazer parcerias com outros empreendedores compatíveis. Que serviço uma pequena empresa pode oferecer a um grande concorrente corporativo, por exemplo?

 

As melhores ideias de negócios para startups são simples.

Apresentar uma ideia de negócio para uma startup é apenas a primeira parte de uma longa equação. Tentar transformar essa ideia em realidade é o maior obstáculo que muitos empreendedores enfrentam. A dura realidade é que nove entre dez startups vão falhar. No entanto, dedicar tempo para desenvolver muitas ideias consistentes pode ajudar você a começar a filtrar o que tem potencial para se transformar em um verdadeiro negócio e o que é melhor deixar para lá.

 

Fonte: Entrepreneur