A+ A-
Destaques

Como as gerações podem atuar juntas

Pela primeira vez, cinco gerações coexistem no local de trabalho. Isso porque hoje as pessoas vivem mais e se aposentam mais tarde, ao mesmo tempo em que as novas gerações iniciam seus primeiros empregos.

 

Segundo Richard Bailey, presidente das Américas da HP, isso representa uma oportunidade para impulsionar inovação nas empresas, aproveitando a grande quantidade de conhecimento e novas perspectivas presentes na força de trabalho. Mas também traz um grande desafio: combinar grupos diferentes em equipes coesas e produtivas.

 

Bailey acredita que todas as gerações no trabalho têm uma coisa em comum: querem ser ouvidas. Para ele, a tecnologia pode ajudar a construir um futuro que seja benéfico a todos. “Certas inovações ajudam as organizações a ouvir todos os colaboradores e resolver muitos dos problemas que surgem em uma força de trabalho multigeracional”, diz.

 

Veja as dicas de Bailey para lidar melhor com o atual ambiente multigeracional nas organizações:

 

Construir capacidade de colaboração e comunicação

Quando várias gerações trabalham juntas, pensando e falando de várias maneiras, é fundamental fornecer recursos para facilitar sua comunição. Um bom exemplo são as plataformas, em que todos trocam, compartilham e colaboram em tempo real em vários projetos de forma democrática. Esse tipo de tecnologia não só aumenta as chances de conexão entre os colaboradores, como também ajuda a derrubar as barreiras geracionais, evitando que as falhas de comunicação se tornem uma ameaça ao trabalho.

 

Criar espaços que correspondam à missão

De olho na produtividade, ao considerar a dinâmica multigeracional dentro de qualquer empresa, líderes podem estimular colaboradores — não importa de qual geração — a ser mais eficazes por meio de ambientes físicos inovadores e ativados pela tecnologia.

Pesquisas apontam que profissionais de qualquer geração que trabalham em espaços abertos, que estimulam a colaboração, tendem a ser menos estressados ??e mais eficazes do que quem atua em áreas isoladas ou cubículos individuais.

 

Estimular atualização pelo desenvolvimento profissional

Estimular unidade por meio de uma força de trabalho multigeracional não acontece sem compromisso com o desenvolvimento profissional. Todas as gerações apreciam o valor que a aprendizagem contínua traz para o sucesso na carreira. Estudos mostram que todas as gerações têm um ponto em comum: querem se manter atualizadas sobre as ferramentas mais recentes do mercado. Portanto, as empresas devem ajudar as pessoas a desenvolver as habilidades críticas necessárias para uma colaboração entre gerações bem-sucedida, por meio de capacitação adaptada às necessidades da empresa, e também entre as gerações.

 

Aproveitar a automação para criar tempo para colaboração

Pode parecer um paradoxo, mas a automação pode realmente nos ajudar a ser mais humanos. Com os avanços da IA, tarefas manuais e repetitivas podem ser transferidas para assistentes virtuais que permitem a profissionais de todas as idades ficar livres para o trabalho mais relevante. Assistentes virtuais agilizam processos, e aprimoram protocolos e acompanham calendários e cronogramas para garantir que colaboradores estejam no lugar certo, no momento certo.

 

É imperativo para o mundo dos negócios acolher os benefícios de uma força de trabalho diversificada por idade. “Unidos pela tecnologia, podemos nos tornar mais humanos em nossas interações, nos comunicar mais claramente e reinventar a maneira de pensar sobre as possibilidades para o futuro do trabalho”, conclui Bailey.

 

Fonte: Bloomberg