A+ A-
Destaques

4 maneiras de acessar a criatividade

De acordo com Lewis Howes, autor e empreendedor, a criatividade nunca esteve tão em alta. “Com o rápido crescimento da economia digital, pessoas criativas passaram a ter oportunidades únicas de trabalho. Isso porque, diante das possibilidades online que experimentamos, temos mais chance de inventar muitas coisas hoje”, afirma.

 

Para ele, artistas praticam a criatividade naturalmente. Mas Howes também acredita que se a pessoa não for naturalmente criativa, é possível praticar para nutrir seu lado inovador.

 

A seguir, veja alguns dos métodos indicados por Howes para colocar o músculo criativo para funcionar e ganhar a vantagem que você precisa para agregar valor à sua vida e trabalho:

 

1. Não faça nada

Literalmente. Nada. Especialmente se você está quase sempre ocupado. Se ponha de férias, sente-se numa praia ou piscina e não faça nada. Se não pode sair de férias, tire um dia ou uma tarde. Se seu tempo estiver sempre tomado por projetos, solicitações e tarefas cotidianas, não vai existir muito espaço para pensamentos criativos fluírem, pois sua mente fica cheia. É preciso esvaziá-la. Vale até ficar um pouco entediado. Assim você começa a se questionar e é aí que as ideias surgem. Não faça nada até que elas apareçam.

 

2. Anote

Adquira o hábito de tomar notas. Outro método pode ser escrever algumas páginas sobre o que vier à mente em um diário desde a primeira hora da manhã. Ao longo do dia, tome nota à medida que as ideias chegam até você — não importa se a princípio são pequenas ou insignificantes. Anotar no celular ou ter um simples bloco e caneta no bolso é suficiente. Você pode até gravar as ideias. Muitas vezes, elas surgem quando você está envolvido em certas atividades, como dirigir, tomar banho, cozinhar, passear. Quando a mente entra em um estado meditativo, nosso cérebro é capaz de fazer livres associações. A fonte está aí.

 

3. Preste atenção aos seus sonhos

Se você pensa que seus sonhos não fazem sentido, pense melhor. Se começar a estudar seus padrões de sonho, mantendo um diário e aprendendo a interpretá-los, você pode se tornar o próximo Albert Einstein. O famoso cientista descobriu a Teoria da Relatividade por causa de um sonho que teve. Outras ideias ou inventos que surgiram de sonhos incluem: a máquina de costura, inventada por Elias Howe, o primeiro filme de sucesso de James Cameron, O Exterminador do Futuro, a música de Paul McCartney “Yesterday”, A Tabela Periódica, de Dmitry Mendeleyev, e o DNA e a dupla hélice descobertos por James Watson.

 

4. Dê risada

Sério, estudos apontam que aqueles que têm senso de humor são mais criativos. Está comprovado que ouvir algo engraçado antes de fazer um teste melhora os resultados. A maioria das pessoas pensa mais criativamente quando está relaxada. Sem mencionar as endorfinas liberadas enquanto riem. Cômicos tendem a pensar fora da caixa, e isso é necessário para solucionar questões ou criar algo novo. Além disso, pessoas engraçadas são muito valorizadas no trabalho.

 

Fonte: Entrepreneur