A+ A-
Destaques

Driblando indelicadezas

Segundo artigo da Harvard, “pessoas tratadas com indelicadeza no local de trabalho relatam menor engajamento, sofrem mais problemas de saúde mental e física e têm maior probabilidade de ter esgotamento e abandonar seus empregos”.

 

A questão é que, como afirma o autor e empreendedor de sucesso Deep Patel, pessoas indelicadas estão por toda parte. “Se você já dirigiu durante o horário de pico ou atravessou uma loja lotada, sabe disso muito bem. E, com muita frequência, essa negatividade nos atinge”, diz.

 

Mesmo sabendo que não é possível controlar o comportamento dos outros, Patel acredita que há maneiras de não ser provocado pela atitude mal-educada de alguém. Veja a seguir alguns métodos testados e comprovados que ele indica para lidar de forma inteligente com pessoas que são indelicadas ou desrespeitosas no trabalho:

 

1. Perceba que a indelicadeza não é novidade

A indelicadeza faz parte da natureza humana. Mas, mesmo não sendo algo novo, não significa que deva ser admitida. O ponto é que o comportamento mal-educado pode se tornar um hábito para muitas pessoas, provocando mais atitudes negativas. Isso dificulta nossa produtividade, nossa felicidade e nossa saúde. Por isso, é importante dar fim a essa conduta e demonstrar amabilidade, simpatia e mais compreensão aos outros. Coloque as coisas em perspectiva e faça uso da empatia.

 

2. Interrompa a espiral da indelicadeza

Se a gente deixar, um comportamento indelicado pode se espalhar como uma doença. Uma falta de cortesia pode facilmente espiralar e causar outros atos parecidos, espalhando temperamentos inaceitáveis e mau comportamento. Por exemplo, muitas vezes, quando algo nos deixa irritados e frustrados, acabamos descontando esses sentimentos nos outros. Aí as pessoas se ofendem e também ficam mal-humoradas. Para interromper esse ciclo de indelicadeza, basta um pouco de empatia e gentileza. Lembre-se, você sempre pode ter o controle de si mesmo. Não importa como o outro está agindo, você é dono do seu comportamento. Mantenha a calma e saia por cima.

 

3. Não tome a indelicadeza como algo pessoal

O primeiro passo para parar o ciclo de indelicadeza é não tomá-la pessoalmente. Ou seja, é preciso entender que todos nós temos dias ruins e que é fácil descontar nas pessoas mais próximas. Isso acontece com todo mundo. A pessoa indelicada pode estar lidando com algo difícil quando você, sem querer, entra na sua linha de fogo. O jeito é evitar responder ao mau comportamento e não agregar mais negatividade. Em vez disso, seja amável. Isso dá ao outro a chance de se acalmar e ajustar seu comportamento para combinar com o seu. A amabilidade pode ser um maravilhoso antídoto para a indelicadeza.

 

4. Use o humor para desarmar uma pessoa difícil

Uma pessoa indelicada e difícil pode criar tensão e ansiedade em si e nos que estão ao seu redor. Lembre-se, essa pessoa provavelmente está zangada ou chateada com alguma situação. O humor pode criar uma distração e romper a tensão, fazendo todos rir. É possível rir sobre uma situação comum ou brincar sobre uma experiência compartilhada à qual todos possam se relacionar. O humor autodepreciativo também desarma. Encontrar uma forma de inserir um pouco de leveza quando alguém está fora de si pode ser a coisa certa para ajudar todos a zerar e começar de novo de um jeito melhor.

 

5. Chame a atenção da pessoa sobre seu comportamento

Outra tática para parar a espiral da indelicadeza é simplesmente explicar à pessoa sobre seu comportamento e pedir que pare. Se alguém de quem você não consegue se afastar é consistentemente indelicado com você, é preciso resolver o problema diretamente. Não aceite abuso de ninguém, nem permita que tratem você de maneira desrespeitosa.

Tenha uma conversa sobre o que está acontecendo. Deixe claro como se sente em relação às ações dela. Talvez a pessoa não perceba quão idelicada está sendo. Ao chamar sua atenção, você dá a chance de ela se desculpar e tentar ser mais educada.

 

6. Seja um bom modelo

As pessoas têm milhões de motivos ocultos para agir como agem. Reconheça que algumas usam o comportamento indelicado como forma de demonstrar domínio ou poder. Elas podem estar tentando provocar uma reação e fazer você parecer mal. Não deixe que tenham a satisfação de ver você ficar com raiva. Ao ser um bom modelo e tratar a todos com justiça, gentileza e empatia, você vai mostrar o nível de civilidade que espera dos outros. E, se tudo falhar, tenha em mente que às vezes é melhor simplesmente se afastar. Se você tiver feito tudo ao seu alcance para conscientizar a pessoa de suas ações, com amabilidade e empatia, talvez ela seja incapaz de tratar os outros com educação e boas maneiras. Nesses casos, evite ficar próximo.

 

 

Fonte: Deep Patel/Harvard