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Dicas para superar tropeços

Quando empreendedores sabem lidar com a adversidade, ela não atrapalha o próximo grande passo. Essa é a análise de Scott Duffy, especialista em crescimento de negócios e autor do livro Breakthrough.

 

Segundo ele, empreendedores podem ficar tão focados em seu próprio ponto de vista que não percebem o que realmente está acontecendo ao redor, nem conseguem reagir a tempo aos sinais de perigo. “Empreendedores são, por sua própria natureza, positivos, confiantes e seguros de seus negócios. Essas são ótimas qualidades para levar um empreendimento adiante, mas quando as coisas não saem como o planejado e o negócio começa a derrapar, essas mesmas características podem trabalhar contra eles”, ressalta.

 

Para saber como atuar para superar momentos de adversidade, confira a seguir alguns conselhos básicos de Duffy:

 

Reaja rápido

Não é possível ficar esperando que as coisas melhorem por si só. Quando seu negócio começa a ir mal, pare tudo e identifique de onde vêm os problemas. Gaste 20% do seu tempo no problema e 80% na solução.

 

Cuide da comunicação

É sempre importante cuidar das informações sobre o que vai mal. Quando há problemas, é preciso sair à frente da equipe, que sempre está mais próxima das condições do mercado e pode saber o que está acontecendo antes de você. Os colaboradores vão ter três questões em mente: o que está acontecendo? Como isso me afeta? Vou perder meu emprego? E mesmo respondendo a essas perguntas, é importante redirecionar o foco deles para um rumo construtivo. Desafie-os a aprender algo com a experiência e a aproveitar essa situação para mudar as coisas.

 

Receba contribuições de todos

Aproveite o talento de sua equipe inteligente para ajudar a diagnosticar os problemas. Geralmente, os colaboradores já identificaram o problema e criaram uma solução antes mesmo de você perceber, mas eles não são incentivados a falar. Solucionar problemas em equipe deve fazer parte de sua cultura. Envolva todos e incentive-os a se apropriar da solução.

 

Aproveite sua rede

Não pense que é uma vergonha pedir conselhos em um momento difícil para seus diretores, mentores, consultores e talvez investidores. Nem se sinta envergonhado ou com medo de admitir falhas. Eles já estiveram lá antes, sabem que novas empresas enfrentam desafios e estão aí para ajudar. Se você já pediu conselhos a eles ao longo dos anos é porque são bons no que fazem. Além disso, empreendedores experientes querem dar uma mão a um empresário que pede ajuda sinceramente. Em geral, as pessoas mais bem-sucedidas são as mais acessíveis e estão acostumadas a conviver com pessoas de sucesso que se ajudam quando necessário.

 

Se aproxime de seus clientes

Às vezes, você vai ser muito mais eficiente se sair do escritório e circular pelo mercado. Vá ver seus clientes. Mesmo que seja só para marcar presença, isso garante aos seus clientes que você está comprometido com seus desejos e necessidades. Conheça os negócios deles e as mudanças que estão enfrentando. Talvez tenham uma nova demanda que você pode solucionar com base no seu produto ou serviço.

 

Seja transparente

Se sua empresa está com problemas (e mesmo que não esteja), é importante ser transparente com os clientes. Você deve cuidar da comunicação sobre qualquer problema com sua empresa, em vez de permitir que alguém (um concorrente!) defina essas dificuldades por você. Ao ser direto, você cria confiança. Você vai descobrir que até seu cliente pode ajudá-lo a imaginar uma solução.

 

Faça cortes rápidos e certeiros

Se está realmente em apuros, você vai precisar reduzir sua equipe. Cortar pessoas é um dos trabalhos mais difíceis de um empreendedor. Isso às vezes traz um sentimento de fracasso total, mas não pode paralisar você. Sua responsabilidade maior é com clientes, investidores, familiares e o restante dos colaboradores. Quando vir que as demissões são inevitáveis, não atrase nem faça cortes graduais, pois isso pode minar o clima, deixando todos imaginando quem será o próximo a cair, em vez de focarem no trabalho. Quando tiver que cortar, seja rápido e certeiro. Depois que se reorganizar, vai poder contratar novamente.

 

Mantenha os olhos no horizonte

É fácil ficar atolado nas trincheiras, tão distraído com as balas que voam por cima que você se esquece de examinar o campo de batalha e deixa de ter uma perspectiva maior. Mas é essa visão que vai ajudar a encontrar o caminho certo para tirar você desse período difícil.

 

Fonte: Entrepreneur