A+ A-
Destaques

Os benefícios de aprender um idioma

Segundo especialistas, as habilidades adquiridas com a prática de um novo idioma podem ser úteis no trabalho e em outras áreas de nossa vida.

 

Pesquisas mostram que há uma correlação direta entre a capacidade de falar mais de um idioma e demonstrar, por exemplo, melhor memorização, maior capacidade cognitiva e melhor desempenho acadêmico. Isso porque estimular o cérebro a processar mais informações aumenta sua eficiência e ajuda a evitar o declínio dos processos mentais relacionado ao avanço da idade.

 

Claro que quanto mais diferente do idioma nativo, mais difícil é o desafio, mas ter um objetivo específico pode ajudar na empreitada de aprender outra língua e reduzir o tempo de prática. Além disso, aprender outros idiomas ajuda a desenvolver adaptabilidade e flexibilidade para lidar com outras culturas estimulando a “competência intercultural”, ou seja, a capacidade de construir relacionamentos de sucesso com várias pessoas de outras culturas.

 

De acordo com Lisa Meneghetti, que é hiperpoliglota (pessoa fluente em seis ou mais idiomas), aprender uma segunda língua pode satisfazer uma necessidade imediata, mas também ajuda a pessoa a ser mais compreensiva e empática, abrindo as portas para uma maneira diferente de pensar e sentir. “No fundo, trata-se de combinar inteligência racional e emocional,”, diz.

 

Outra boa notícia é que não importa seu objetivo na hora de aprender uma nova língua — emprego novo, leituras ou conversas informais —, é sempre possível aperfeiçoar suas habilidades linguísticas, independentemente da sua idade ou exposição anterior ao idioma. Aproveite!

 

Fonte: BBC Brasil