A+ A-
Destaques

O que é o método Hackathon

Você já participou de um Hackathon? A palavra Hackathon combina duas outras palavras do inglês: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, maratona.

 

Originalmente, o Hackaton surgiu, no fim dos anos 1990, como um evento do mercado de Tecnologia, com duração de vários dias, totalmente focado no desenvolvimento de soluções de impacto para o mundo dos negócios.

 

No princípio, reunia programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares para uma maratona de programação, cujo objetivo era desenvolver um software que atendesse a um fim específico ou projetos livres que fossem inovadores e aplicáveis.

 

Uma das principais características do Hackaton é a possibilidade de se trabalhar ininterruptamente durante horas em um projeto. A maratona pode durar de um dia a uma semana. Nesses eventos, os grupos que participam precisam desenvolver soluções completas para um ou mais problemas estipulados pela organização do evento.

 

Os participantes também têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking, participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação.

 

Como todas as atividades do Hackathon permitem avaliar o profissional por meio de suas habilidades práticas e pela forma de trabalhar, atualmente essa prática tem sido empregada em outras áreas além de TI. Nas empresas mais inovadoras, o Hackathon tem grande popularidade e vem sendo utilizado para encontrar soluções aos problemas enfrentados no negócio, ao mesmo tempo em que identifica potenciais novos desenvolvedores para o time.

 

No Brasil, cada vez mais empresas encontram nesse método uma solução para observar habilidades técnicas e de performance dos colaboradores, além de testar o ambiente de trabalho e as atividades em equipe. Também ajuda a estimular a criatividade dos profissionais e obter soluções para as mais variadas questões do dia a dia.

 

Fonte: Internet Innovation