A+ A-
Destaques

Como ampliar o Pensamento Crítico

O Fórum Econômico Mundial (WEF) identificou “Pensamento Crítico” como uma das dez principais habilidades necessárias para que um profissional permaneça relevante em 2020, ao lado de outras habilidades intangíveis, como inteligência emocional, trabalho em equipe, resolução de problemas, habilidades interpessoais e flexibilidade cognitiva.

 

Para aprender como ampliar seu pensamento crítico e usá-lo como ferramenta eficaz na solução de questões ou decisões importantes, confira as dicas de Shubika Bilkha, empreendedor e consultor da EdpowerU:

 

Faça perguntas abertas: um dos pontos de partida para desenvolver o pensamento crítico é fazer perguntas básicas do tipo “o que” ou “como”. Não aceite ideias e declarações sem questionar e tente desenvolver o hábito de avaliar e refletir sobre o que está sendo apresentado. No entanto, é preciso fazer perguntas eficazes e não simplesmente ficar perguntando sem parar ou apresentar muitos desafios.

 

Mude sua lente: amplie sua visão e tente superar vieses e preconceitos na hora de analisar questões ou situações por meio de outras perspectivas. Tente se conscientizar de seus próprios processos mentais.

 

Colete informações: use fatos, dados, teorias e faça sua pesquisa minuciosamente para garantir que consegue entender os diferentes pontos de vista e comparar os argumentos sobre o assunto. Não seja vítima de afirmações duvidosas e aprenda a identificá-las.

 

Não leve para o lado pessoal: é importante fazer uma autoavaliação para garantir uma visão objetiva do assunto em questão. Bons pensadores críticos fazem o possível para avaliar objetivamente as informações e reconhecer seus próprios preconceitos.

 

Tire suas próprias conclusões: A capacidade de deduzir e tirar conclusões das informações apresentadas é outra habilidade essencial para dominar a arte do pensamento crítico. Lembre-se de que uma dedução é um palpite fundamentado e isso depende da capacidade de reunir o máximo de informações, entender diferentes perspectivas e avaliar antes de chegar a conclusões precipitadas.

 

Leia com inteligência: pesquisa da Forbes (2018) identificou a capacidade de “aprender a aprender” e de “ler de maneira inteligente” como habilidades essenciais para permanecer relevante. Com o volume de informações disponível hoje, é importante dominar a arte de “ler de maneira inteligente” para apurar o que é relevante.

 

Tenha a mente aberta: Curiosidade, humildade e capacidade de receber feedback e crítica sobre nossos pontos de vista são habilidades extremamente importantes. Ao apresentar nossas próprias análises, também é importante considerar opiniões ou recomendações alternativas. Isso ajuda a tornar nosso argumento mais forte!

 

Lembre-se de que você não precisa pensar criticamente o tempo todo, mas usar o pensamento crítico como uma ferramenta eficaz para tomar decisões ou solucionar questões importantes.

 

Fonte: Entrepreneur