A+ A-
Destaques

Desafios de adotar novas tecnologias

A tecnologia, o maior agente de mudança atual, transforma o cenário de negócios continuamente, permitindo que empresas otimizem processos, melhorem a produtividade e superem concorrentes, garantindo sua sobrevivência e crescimento.

 

No entanto, para Joe Galvin, diretor de pesquisas da Vistage, a transformação digital não é um projeto de TI e sim uma iniciativa de liderança, que só pode prosperar se, antes, houver uma mudança comportamental para adotar e capitalizar os processos e sistemas digitais. “É possível avaliar esse processo observando acessos ou estatísticas de uso. Mas o verdadeiro potencial da tecnologia só é realizado quando todos a adotam e a acolhem”, diz.

 

Para entender como transformar seu negócio com a tecnologia, confira as cinco verdades dessa empreitada que Gavin destaca a seguir:

 

1. Acostume-se ao ritmo dos avanços

Avanços tecnológicos nunca vão diminuir de velocidade. Só vão ficar cada vez mais rápidos. Blockchain, IA e redes 5G já chegaram para iniciar a próxima onda de disruptura. A realidade é que os negócios vão ficar sempre sob pressão para acompanhar a próxima novidade. Ter uma estratégia clara vai ajudar a direcionar os investimentos.

 

2. Saiba que vai gastar

Não é uma boa ideia reduzir os investimentos em infraestrutura, aplicativos e talento de TI que são essenciais para o negócio. A tecnologia não é barata e geralmente custa mais do que se pensa. Aceite o fato de que a qualidade tem um custo.

 

3. Entenda que a transformação é difícil

Projetos de TI sempre levam mais tempo, custam mais e são mais difíceis de concluir do que se pensa a princípio. Combinar a mudança para o pensamento digital e a transformação de processos tradicionais vai testar seu negócio e sua equipe de maneiras que nunca considerou.

 

4. Dê atenção à segurança cibernética

Os benefícios de usar dados para gerenciar clientes, colaboradores, operações e finanças apresentam um risco significativo em forma de ameaças cibernéticas. Todos os dias, cibercriminosos trabalham para explorar vulnerabilidades na segurança digital dos negócios e nunca vão parar. Se sua empresa possui IP digital, ela se baseia em dados, portanto, é preciso protegê-los com a mesma vigilância que cuida do dinheiro e dos investimentos.

 

5. Lembre-se de que se trata de pessoas

A tecnologia pode fazer coisas incríveis. Mas isso só é vantajoso quando permite que líderes, gestores e profissionais tomem decisões melhores ou quando proporciona informações que melhoram a produtividade. O que impulsiona uma empresa a ser digital, acima de tudo, é a forma como a tecnologia é usada pelos clientes para se envolver com o negócio e pelos colaboradores para se aproximar dos clientes.

 

Fonte: Inc.