A+ A-
Destaques

Dicas para melhorar as finanças

Você anda pensando em como melhorar sua situação financeira e não sabe por onde começar?

 

Com base em algumas dicas da consultoria financeira Macquarie, veja a seguir passos simples para ajudar você a equilibrar suas finanças:

 

1. Gaste menos do que você ganha.

Não importa quanto você recebe, se gastar mais do que ganha não vai ser fácil avançar. É preciso ter o cuidado de avaliar se alguns gastos são necessários ou se podem esperar, resultando em grandes economias.

 

2. Mantenha-se dentro do plano de despesas.

O plano mostrará para onde seu dinheiro está indo. Dependendo de quando você recebe seu pagamento, pode decidir sobre a verba semanal, quinzenal ou mensal. Mas é preciso ter um plano de reserva de emergência, independentemente de quanto ganha por ano.

 

3. Tente pagar a fatura total do seu cartão de crédito.

A dívida do cartão de crédito pode ser um grande obstáculo para melhorar suas finanças. Se você não paga o saldo pendente rapidamente, pode acabar pagando mais pelas coisas do que se pagasse em dinheiro.

 

4. Tenha um plano de investimentos.

Se quiser aumentar seus recursos financeiros, você pode reservar um mínimo de 5% a 10% do seu salário para investir.

 

5. Invista.

Por menor que seja o valor, invista. Para tanto, faça uma Análise do seu Perfil de Investidor (API), para escolher os produtos adequados às suas necessidades e ao seu perfil de risco.

 

6. Reveja seu seguro.

É importante ter um seguro para a proteção da sua família, da sua saúde, seu patrimônio e o seu futuro.

 

7. Mantenha seus registros financeiros.

Se você organiza seus registros financeiros, provavelmente vai poder aproveitar todas as deduções permitidas para o seu Imposto de Renda. Escolha um sistema para ordenar seus registros financeiros durante todo o ano. Isso vai ajudar você na época da Declaração de Imposto de Renda.

 

8. Busque conselhos profissionais

Muitas pessoas não têm tempo, ou disposição, para cuidar bem das suas finanças. Se você também se ocupa muito com o trabalho e a família e tem dificuldade em conhecer as opções de investimento e entender os riscos envolvidos, um consultor financeiro pode ajudar você a alcançar seus objetivos.

 

Fonte: Macquarie Group Limited