A+ A-
Destaques

As vantagens do cartão de crédito

É muito comum que especialistas alertem sobre o uso do cartão de crédito. Isso porque, mesmo oferecendo vantagens e benefícios, achamos que o cartão é para ser usado apenas em casos muito específicos. Mas, na verdade, ele pode ser um instrumento financeiro muito útil. Afinal, o cartão de crédito dá a vantagem de ter um crédito sempre à mão, sem ser necessário pedir autorizações.

 

Para saber como usar melhor seu cartão de crédito, confira as dicas a seguir:

 

Quais as vantagens?

Não devemos gastar mais do que podemos pagar. Assim, não é aconselhável carregar demais a fatura com valores que se aproximam do total dos seus rendimentos. Uma vantagem prática e recorrente de usar o cartão de crédito é o pagamento parcelado sem juros, especialmente quando o valor à vista não cabe no seu bolso. E, nesta situação, o cartão de crédito pode ser de fato a melhor solução, desde que a fatura seja paga na data do vencimento. Para quem possui um pequeno negócio com necessidades imediatas de liquidez, a utilização do cartão de crédito para pagar pequenos gastos ajuda a gerir melhor a parte financeira do negócio.

 

É caro?

Os cartões de crédito, tal como outros serviços bancários, podem ter custos associados. Neste caso específico existe o eventual pagamento de encargos (anuidade) e juros, mas dentro de determinadas condições de utilização. Portanto, é sempre importante conhecer de fato quais são os valores em questão.

 

É seguro?

Pela variedade oferecida, pelas promoções e pela comodidade, as compras online estão cada vez mais ganhando adeptos. Há mais escolha do que nas lojas físicas e os preços podem ser mais convidativos. O fato de efetuarmos um pagamento por meio do cartão de crédito, dando apenas os dados do cartão (número, data de validade e os três dígitos de segurança), cria dúvidas sobre a possibilidade de utilização indevida dos dados, mas se escolher um cartão com solidez na proteção eletrônica e sites de compras confiáveis, não há razão para deixá-lo dentro de uma gaveta, sem nunca o usar.

 

Fonte: Jornal de Notícias