A+ A-
Destaques

Veja como gastar bem e curtir o Natal

As compras de fim de ano podem ser divertidas e os presentes são uma maneira de confraternizar. Mas o Natal não se limita à troca de presentes — passar bons momentos com a família e os amigos e apreciar as coisas importantes que temos em nossas vidas também faz parte desta festa.

Então, se nesta época festiva você sentir que está gastando mais do que o previsto, em vez de relaxar mais com amigos e entes queridos, por que não simplificar as coisas este ano?

 

A seguir algumas dicas fáceis para presentear de forma criativa neste Natal, sem que a temporada de festas impacte seu orçamento ou perca o brilho:

 

1. Faça uma arrumação Pré-Natal
Você pode se desfazer de tudo que não precisa mais em casa, como roupas, livros, acessórios, móveis, música ou equipamentos esportivos e levantar algum dinheiro extra para melhorar suas finanças nas festas de fim de ano. É possível vender esses itens online, realizar uma venda de garagem, encontrar um bazar de troca e venda ou até doar para uma instituição de caridade.

2. Faça listas e as confira regularmente
Compras de Natal por impulso são perigosas. Então faça aquela tradicional lista de compras e atenha-se a ela. Para resistir a isso, recorra às listas, que ajudam a planejar seus gastos e a manter você no controle. Veja alguns exemplos:
• Presentes — Anote o nome das pessoas que vai presentear, o que quer comprar e quanto está disposto a gastar com cada pessoa.
• Comes e bebes — Liste as bebidas e os alimentos necessários à sua festa e quanto pode gastar. Sempre que possível compre com antecedência e aproveite ofertas especiais, principalmente se os itens puderem ser congelados ou tiverem vida útil longa.
• Viagens — Há várias maneiras de economizar em viagens de fim de ano. Liste todos seus custos, como passagens, hospedagem, seguro de viagem e traslados. Busque ofertas o mais cedo possível, para evitar pagar mais por reservas de última hora ou valores de alta temporada.

3. Acompanhe seus gastos
Manter o controle de seus gastos de fim de ano é a melhor maneira de não ultrapassar seu orçamento. Use algum aplicativo ou planilha para determinar seu limite de gastos e controlar os diferentes tipos de despesas de Natal, para que acompanhe seu progresso durante o período de compras.

4. Fique atento às compras no cartão de crédito

Se não tem o dinheiro para pagar suas compras de Natal, você pode ficar tentado a usar seu cartão de crédito. Embora seja uma forma conveniente de obter as coisas que você precisa agora, isso pode afetar seu orçamento se as dívidas de Natal ainda não tiverem sido quitadas em meados de 2019... Antes de qualquer compra parcelada, pense bem sobre suas condições de honrar as dívidas contraídas até a data do vencimento da fatura.

5. Domine a arte de presentear bem

Há muita pressão para gastar muito em presentes nesta época do ano, mas objetos caros não são necessariamente a melhor alternativa. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode demonstrar que se importa, enquanto mantém os gastos em dia:

• Limite de gastos — Sugira aos seus entes queridos que você estabeleça um limite de quanto vai gastar em presentes para manter o orçamento sob controle.

• Vale-presente — Considere dar vales-presentes de: livros, massagens, jantares ou até mesmo serviços.

• Ofertas — Algumas lojas combinam ou superam as ofertas dos concorrentes, então compare as ofertas, anote e leve com você quando sair às compras. Não tenha medo de pedir desconto.

• Achados — lojas de antiguidades e sebos podem ser um tesouro para o comprador de Natal que precisa controlar as despesas. Quem tem tempo de pesquisar nesses lugares pode acabar encontrando itens de boa qualidade, com excelente custo—benefício.

6. Seja um pechinchador online

Se você fizer compras de Natal online, procure maneiras de economizar cada centavo que puder. Antes de começar, faça uma pesquisa em busca de descontos ou ofertas. E lembre-se: só porque é desconto não significa que seja uma barganha.

Se já souber o que procura, em vez de acessar apenas um site, pesquise vários, pois é possível achar mais barato em outro lugar. Além disso, as coisas costumam ser mais em conta online do que em uma loja física, mas você precisa tomar precauções extras ao fazer compras online. Por exemplo, calcule todos os custos de envio quando estiver comparando preços. O custo de alguns itens pode estourar além da conta quando você adiciona o frete, o que significa que pode ser melhor simplesmente ir a uma loja para obter o produto. Ou verifique as alternativas com frete grátis.

7. Personalize suas mensagens e embrulhos

Em plena era digital, em vez de gastar dinheiro com cartões, por que não enviar a sua família e amigos saudações de Natal mais criativas? Veja algumas sugestões:

• Use uma foto favorita para criar um cartão fotográfico personalizado.

• Se você tem filhos, estimule-os a desenhar ou pintar algo que você possa usar para criar cartões digitais diferenciados.

• Em vez de enviar cartões aos amigos e familiares, você também pode gravar um vídeo com uma mensagem especial.

• Use a criatividade para embrulhar seus presentes. Nem sempre é preciso gastar muito para impressionar. Embalagens alternativas — como o papel pardo kraft (aquele de embrulhar pão) com um belo laço — podem substituir papéis caros, sem fazer feio.

8. Diminua sua carga no dia de Natal

Os custos podem disparar nesta época do ano. Mas, com um planejamento simples, você e seu bolso podem aproveitar melhor as festas. Aqui estão algumas maneiras de aliviar a carga de Natal:

• Solicite contribuições para a ceia — Mesmo que você seja o anfitrião do almoço ou do jantar de Natal, não é necessário carregar todo o trabalho sozinho. Peça aos outros para trazer petiscos, bebidas, saladas ou sobremesas.

• Compre apenas o que você precisa — É muito fácil exagerar a quantidade de comida necessária para o Natal, sendo a sobra jogada fora.

• Visite outros supermercados — Faça uma lista das compras de que você precisa para o Natal e, em seguida, aproveite a concorrência entre os supermercados, verificando as promoções anunciadas e estocando. Não compre tudo na mesma loja se puder comprar mais barato em outro lugar.

• Use pontos de fidelidade — Se você pertence a um plano de fidelidade do supermercado que acumula pontos, aproveite essa vantagem para receber desconto em sua compra de Natal.

 

Fonte: Money Smart/ Lifehack