A+ A-
Destaques

Dicas para repensar sua carreira em 2019

Já definiu seu plano de carreira para 2019?

 

O Ano Novo é sempre uma boa oportunidade para revisitar seus objetivos de carreira (ou defini-los, se você ainda não o fez) e desenvolver um plano para garantir que você o realize. O que você pode querer mudar, fazer mais ou menos? O que você fará diferente no ano que vem? O que aprendeu? O que gostaria de alcançar até o fim de 2019?

 

Nem tudo no processo de definição de seus planos de carreira precisa ser super sério. Mas somente quando você sabe para onde está indo é que consegue decidir como chegar lá. Afinal, os objetivos colocam você em ação, mantêm você no caminho certo e permitem medir seu progresso.

 

De acordo com especialistas, a carreira escolhida vai ocupar uma parte significativa de cada dia da sua vida, por isso é importante escolher sabiamente! No entanto, só porque sua carreira tem uma trilha específica, não significa que essa trilha seja imutável.

 

Segundo pesquisas, um trabalhador médio pode mudar de carreira de cinco a sete vezes em sua vida. Isso é muita mudança. E a melhor maneira de estar preparado para isso é fazer um plano! Como bem disse Antoine de Saint-Exupéry, “um objetivo sem um plano é só um desejo”.

 

Para ajudá-lo em sua jornada, consultores da Noblefutures reuniram algumas dicas essenciais mostrando como começar a planejar uma carreira bem-sucedida e agradável. Confira:

 

1. Autorreflexão

O primeiro passo para conseguir o que você quer na vida é entender isso de fato. Do que você gosta? O que não gosta? E o que precisa e quer da sua carreira? Reserve tempo para refletir sobre sua carreira ou trilha de desenvolvimento até agora e reexamine até mesmo seus passatempos e hobbies — eles podem oferecer insights sobre trilhas de carreira futura.

 

Seu plano de carreira continua sendo o mesmo dos anos anteriores? Você está se esforçando para alcançar o objetivo certo? No ano passado, você pode ter tido uma ideia sobre o que queria seguir como carreira, mas muita coisa pode ter mudado desde então — de suas paixões e prioridades, até as tarefas que gosta de fazer no seu dia a dia.

 

Esta reflexão é a chave para seu sucesso futuro. Quando você começar a entender a si mesmo e o que deseja, será mais fácil criar um plano que atenda às suas metas e estilo de vida.

 

2. Documente suas conquistas

Documente suas conquistas passadas, que não são úteis só para criar seu currículo. Elas também são importantes para o planejamento de carreira, permitindo que você se desenvolva a partir de seus sucessos, fortalecendo seus pontos fortes.

 

Fazer isso também garante que você não se esqueça de suas conquistas ou se subestime em pontos-chave do seu plano de carreira, seja em sua próxima reunião com seu chefe, seja quando pedir uma promoção ou mesmo numa entrevista para uma nova função.

 

Também é útil olhar além do seu cargo atual para as habilidades transferíveis que você pode ter e para aquelas que pode desenvolver para o futuro. Não subestime a amplitude e a profundidade de suas habilidades.

 

3. Defina suas metas

A autorreflexão permite que você identifique o tipo de carreira que deseja. Documentar suas conquistas ajuda você a entender suas principais habilidades e pontos fortes para facilitar sua jornada. Agora é hora de descobrir exatamente aonde quer ir. Estabelecer metas é a chave para um plano de carreira de sucesso.

 

Defina metas realistas (ainda que ambiciosas) com base no progresso que você fez com as metas anteriores e na direção futura que deseja seguir na carreira. As metas SMART são específicas, mensuráveis, realizáveis, realistas e baseadas no tempo. E ainda que estabelecer metas SMART seja ótimo, não fique restrito ao que acha realista e viável — nem tenha medo de ultrapassar os limites. Tente definir algumas metas que permitam a você sonhar alto, aumentar seus limites e mirar novos horizontes!

 

4. Desenvolva um plano

Agora é a hora de desenvolver um plano de carreira para que essas metas aconteçam. Até aqui você já deve conhecer seus interesses e habilidades e ser capaz de começar a descobrir o que precisa fazer para chegar aonde quer ir.

 

Talvez você precise de mais experiência em uma área especifica do ramo escolhido? Então, defina um plano para obter essa experiência. Talvez você precise de mais treinamento para levar sua carreira ao próximo nível? Nesse caso, reserve um tempo para explorar novas oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. Lembre-se de que as informações realmente podem levar ao poder e ao sucesso.

 

Se você não tem certeza do que precisa fazer para atingir suas metas profissionais, especialistas podem oferecer conselhos sobre como alcançar suas ambições profissionais, por isso sinta-se à vontade para procurar esse tipo de ajuda.

 

Finalmente: boa sorte!

O tempo que você investe para entender o que realmente quer da sua carreira, ao estabelecer metas e ao definir um plano para alcançá-las, é tempo bem gasto que vai valer a pena no longo prazo.

 

Lembre-se sempre dessas palavras sábias de Confúcio: “Escolha um trabalho que você ama e nunca terá que trabalhar um dia em sua vida”.

 

Fonte: Noblefutures