A+ A-
Destaques

Comprando com mais consciência

Você quer começar a tentar comprar com um pouco mais de consciência ambiental, mas não sabe por onde começar? Seu primeiro passo é decidir quais as questões que mais preocupam você. É possível se decidir por um tema ou problema que é mais importante para você (como mudança climática ou bem-estar animal) ou resolver que todos merecem igual atenção.

 

Seja qual for sua preferência, como aponta relatório do Ethical Consumer, especializado em consumo ético, “a pobreza no mundo, o bem-estar dos animais e as questões ecológicas estão cada vez mais em foco. E se cada um de nós levar esse entendimento para o nosso carrinho de compras, fica mais fácil ajudar o mundo a ser um lugar melhor, estimulando as empresas a tratar o planeta, e nós também, com mais respeito”.

 

Na hora de consumir, há coisas que você pode fazer para produzir efeito positivo no meio ambiente. Você pode, por exemplo, optar por um aparelho elétrico avaliado como A++ (que gasta menos energia) ou encontrar um shampoo com a menor embalagem, entre outras escolhas. Lembrando que um produto ético é aquele que não prejudicou nem explorou humanos, animais ou o meio ambiente.


De acordo com o Ethical Consumer, “ambiente” é uma área muito ampla. Então, quando for analisar as atividades de uma empresa, vale considerar os seguintes aspectos:

 

Relatórios ambientais

Hoje em dia, muitas empresas produzem relatórios ambientais bem detalhados com o objetivo de reduzir impactos específicos. Todas as empresas precisam diminuir danos ao meio ambiente em todas as áreas de seus negócios de forma realista. Para entender se as ações de quem produz o que você compra são autênticas, procure se informar se as políticas e relatórios ambientais dessas empresas são verificados por organizações independentes.

 

Alterações climáticas

As mudanças climáticas não são mais uma previsão do futuro. Já podem ser sentidas agora. Alguns setores da economia afetam mais o clima, como a indústria aérea e a do petróleo. Então, se você quiser ser um consumidor atento às questões ambientais, é importante verificar mais de perto se o que você compra tem relação, ou não, com empresas que fabricam produtos que contribuem mais para as mudanças climáticas.

 

Poluição e tóxicos

A poluição não tem a ver só com grandes vazamentos de petróleo ou desastres químicos. Existem muitos elementos químicos sintéticos usados regularmente em diversos produtos que compramos, desde shampoos até computadores. Muitos desses produtos químicos podem poluir o meio ambiente e nossos corpos. Alguns são conhecidos como “bioacumulativos”, o que significa que eles podem se acumular na gordura do nosso corpo por anos.

Outro produto que causa grande impacto sobre o meio ambiente é o PVC, não só quando está sendo fabricado, mas durante sua vida útil e, mais tarde, quando é descartado. Mesmo que algumas empresas estejam eliminando o uso de produtos nocivos, é preciso ficar atento às que não tomam nenhuma atitude. As melhores compras são aquelas livres de produtos químicos que fazem mal. É a alternativa mais saudável para nossos corpos e para o meio ambiente.

 

Hábitats e recursos

Mais do que nunca, é preciso conservar os ambientes existentes e prevenir a extinção das plantas, animais, aves e peixes. Se você deseja garantir que suas compras não ameaçam ambientes, procure por madeira e papel com certificação FSC (de fonte sustentável), compre papel reciclado e, sempre que puder, evite produtos com óleo de palma não sustentável, já que sua produção destrói florestas afetando o clima e eliminando o hábitat (lugar de viver específico) de muitos animais. E se você come peixe, só compre se tiver certificação, ou seja, com garantia que tem origem na pesca sustentável e na criação (aquicultura) responsável.

 

Fonte: Ethical Consumer