A+ A-
Destaques

Sem tempo para nada? Veja o que fazer

Mesmo com a tecnologia, que facilita a comunicação e o acesso a todo tipo de serviço, parece que temos cada vez menos tempo para fazer nossas coisas. Muitas vezes, sentimos que o dia deveria ter 48 horas. Mas, na verdade, para aproveitar bem cada dia, basta um pouco de planejamento e organização.

 

Veja algumas dicas para utilizar melhor suas 24 horas diárias. Afinal, tempo é dinheiro, como dizem, mas também saúde e qualidade de vida:

 

Faça listas e coloque as tarefas em ordem: comece organizando em listas separadas as atividades de casa, do trabalho e os encontros com amigos. Divida as tarefas em dois grupos: urgentes e importantes. Importante é o que não pode deixar de ser feito. Urgente é o que precisa ser feito agora mesmo. Faça primeiro tudo o que é urgente e depois siga pelo grau de importância das outras tarefas.

 

Planeje além do dia: organize as tarefas pensando na semana ou mesmo no mês. O estresse que surge pela pressão de entregar um trabalho de última hora pode tomar mais tempo do que o necessário e ainda afetar a qualidade.

 

Não deixe para depois: questões que podem ser resolvidas rapidamente, como fazer o supermercado ou encher o tanque do carro, não devem ser deixadas para depois. Diminuir a quantidade de coisas para fazer melhora nossa disposição e libera a atenção para o que é mais trabalhoso.

 

Não tente fazer tudo sozinho: o dito popular “se você quer bem-feito, faça você mesmo” nem sempre é a melhor opção. Conte com a ajuda de quem pode resolver algumas coisas por você. Assim, você divide responsabilidades e ganha tempo.

 

Use a tecnologia a seu favor: a internet permite resolver muita coisa mais rapidamente pelo computador, como pagar contas, enviar documentos ou fazer compras básicas em apenas alguns cliques. Os celulares também oferecem mais agilidade, com os aplicativos gratuitos que organizam a agenda, alertam sobre compromissos marcados ou indicam os caminhos com menos trânsito.

 

Não desvie sua atenção: as redes sociais podem tomar bastante do nosso tempo. Então, se tiver que resolver muitas coisas, evite postar e checar postagens a todo minuto. Você pode deixar isso para depois que terminar suas tarefas, como uma boa maneira de relaxar.

 

Diga não à bagunça: tente manter sua área de trabalho organizada, assim como sua casa e seu quarto arrumados, para não perder tempo procurando coisas no meio da bagunça. A organização é boa para resolver problemas mais rápido, com bons resultados.

 

Descanse: faça algumas pausas ao longo do dia para pôr as ideias em ordem e relaxar, nem que seja por alguns minutos. Durma o bastante, entre 7 e 9 horas de repouso, para ter bem estar. Se sua mente e corpo estiverem descansados você vai se sentir melhor e ter mais energia para fazer o que precisa.

 

Não perca tempo pensando na falta de tempo: ficar reclamando, porque tem pouco tempo mas muita coisa para fazer, só atrapalha. Tente funcionar dentro de uma rotina de acordo com seu estilo de vida. Ter horário certo para acordar, estudar, fazer atividade física e trabalhar ajuda a manter tudo organizado e a ganhar tempo para a família, os amigos, os passeios, a leitura e o lazer.

 

Fonte: UniBrad