A+ A-
Destaques

Música animada estimula criatividade

Ouvir música animada pode ajudar você a criar mais soluções inovadoras em comparação a ficar em silêncio. Essa foi a conclusão do estudo de Simone Ritter, da Universidade Radboud (Holanda), e Sam Ferguson, da Universidade de Tecnologia Sydney (Austrália), que pesquisam como o silêncio e diferentes tipos de música afetam nossa forma de pensar.

 

Para investigar o efeito da música na criatividade, os pesquisadores colocaram grupos para ouvir quatro tipos diferentes de música: calma, animada, triste ou inquietante. Também levaram em conta se a música era emocionalmente positiva ou negativa e se provocava pouca ou muita agitação. Enquanto isso, o grupo de controle ficou trabalhando em silêncio.

 

Quando a música começava a tocar, os participantes realizavam várias tarefas que estimulavam processos mentais para testar seu pensamento criativo. Ritter e Ferguson descobriram que ouvir música animada (emocionalmente positiva e bem agitada) facilita o pensamento criativo em comparação com o silêncio.

 

A explicação é que os elementos ??envolvidos na música animada aumentam a flexibilidade no pensamento, de forma que outras soluções são consideradas pela pessoa. Assim, surgem soluções que talvez não tivessem sido imaginadas tão facilmente quando ela realiza a tarefa em silêncio.

 

Sabendo disso, da próxima vez que você quiser se inspirar e estimular sua criatividade com bons resultados, escolha uma música bem agitada que você goste de ouvir e trate de pensar em novas ideias e soluções inovadoras. Afinal, a criatividade é uma das qualidades mais valorizadas do mundo atual.

 

Fonte: Sciencedaily