A+ A-
Destaques

O que é a metodologia Escape Room

A metodologia Escape Room (Sala de fuga), inspirada nos videogames no estilo “escape-the-room”, proporciona diversão, desafio e raciocínio rápido, mas é muito mais que apenas um jogo. Trata-se de uma experiência inovadora, em que um grupo (de 4 a 10 participantes) é “trancado” em uma sala interativa para trabalhar em equipe, a fim de desvendar a trama secreta que está escondida na sala e escapar do ambiente dentro de um prazo definido.

 

Como os jogadores precisam resolver uma série de quebra-cabeças, usando pistas, dicas e estratégias para completar os objetivos em questão, muitas empresas passaram a utilizar a metodologia em programas de desenvolvimento ou no recrutamento de profissionais. Especialmente para avaliar habilidades específicas, como pensamento crítico, ética de trabalho, comunicação e trabalho em equipe, que são mais fáceis de identificar quando a pessoa interage em grupo.

 

Essa metodologia insere as pessoas em um ambiente (celas de prisão, calabouços, estações espaciais, etc.) onde um enigma acontece, contribuindo para a aprendizagem de forma lúdica e divertida. Cada sala é ambientada de acordo com a história a ser desvendada, dando a sensação de realidade à atividade proposta. Assim, o grupo que fica “preso” no ambiente tem que correr contra o relógio e escapar dali em uma hora, usando apenas as próprias habilidades e as pistas encontradas para resolver o enigma.

 

Cada jogo pode ser customizado para cada necessidade de desenvolvimento ou recrutamento. Em recrutamento, é possível descobrir nos candidatos perfis e atitudes adequados às vagas que uma empresa busca preencher. Como treinamento, é ideal para estimular habilidades como trabalho em equipe, tomada de decisão ou superação de obstáculos, além de melhorar a integração entre as pessoas da equipe.

 

Fonte: RH Portal