A+ A-
Destaques

Como atuam legítimos empreendedores

O que faz um empreendedor ser bem-sucedido? Para John Brandon, autor, empreendedor e especialista em testar a usabilidade de produtos, algumas características ajudam a definir a boa liderança. “Essas qualidades são traços que diferenciam empreendedores de sucesso — pessoas capazes de construir uma empresa duradoura — daqueles que tentam empreender e não conseguem durar”, diz.

 

A seguir, conheça alguns desses traços essenciais, listados por Brandon:

 

1. Determinação e Perseverança
Estes são os aspectos mais importantes para qualquer empreendedor. Se a determinação é o esforço que se usa para levar uma ideia adiante, a perseverança é a capacidade de continuar insistindo mesmo quando se atinge alguns obstáculos. Na maioria das vezes, líderes que obtêm sucesso são aqueles que persistem ao longo do tempo.

 

2. Foco e Energia
Junto com a perseverança, empreendedores bem-sucedidos precisam de foco e energia para levar sua ideia adiante. Uma empresa geralmente falha quando o fundador começa a se desviar de sua visão principal com outras coisas.

 

3. Insight e Visão
Ter insight significa ter uma visão ampla da vida e estar atento aos detalhes. O insight é muito valioso para empreender porque é a principal ferramenta para descobrir o que funciona e o que não funciona. Nenhuma empresa sobrevive sem uma visão. É preciso pensar de maneira inteligente e ser capaz de contagiar os outros. Uma visão deve ser compartilhada.

 

4. Curiosidade e Criatividade
Todo empreendedor de sucesso é curioso. É um desejo de aprender coisas novas, experimentar e até falhar ao adotar uma nova ideia. Afinal, empreendedores costumam ser criativos, conseguem descobrir como resolver problemas e geram entusiasmo com algo novo.

 

5. Consistência e Confiança
Estas características têm a ver com a forma como os outros nos percebem. Um empreendedor precisa ser capaz de construir confiança nos outros, principalmente quando se trata de aumentar o investimento. Com consistência se cria confiança, e aí é muito mais fácil atrair os melhores profissionais, parceiros e clientes.

 

6. Empatia e Abertura
Um empreendedor não vai durar muito tempo se liderar uma empresa sem empatia — a capacidade de captar o que os outros estão sentindo. Ser aberto e ter empatia, além de sinalizar alta inteligência emocional, é absolutamente necessário para liderar efetivamente e criar uma equipe que trabalhe bem em conjunto. É incrível como a abertura sobre questões e estratégias pode impulsionar a empresa.

 

7. Bom Humor e Alegria
Ser capaz de contar uma boa piada e rir com os colaboradores, brincando no escritório, traz leveza ao ambiente e ajuda a reduzir parte do estresse envolvido na criação de uma empresa. A atitude alegre é contagiosa. Todo mundo quer ficar perto e trabalhar com quem tem bom humor. Além de aliviar parte da tensão no escritório, ajuda a trabalhar melhor em equipe.

 

8. Gratidão e Respeito
Os melhores líderes sempre sabem quando expressar gratidão. Sabem que o sucesso não é resultado de um esforço individual. Mas é preciso ser genuíno e honesto ao agradecer à equipe pelo trabalho duro.  Sem eles, um líder nunca terá sucesso, por mais que tente. Todo bom líder entende que é preciso mostrar respeito para ganhar respeito. Deve respeitar colaboradores o suficiente para deixá-los trabalhar de forma criativa, respeitar a concorrência e respeitar a si mesmo.

 

Fonte: Inc.