A+ A-
Destaques

8 estratégias de grandes líderes

Tornar-se um grande líder é uma meta de carreira que muitas pessoas aspiram. Mas como encontrar o modelo certo para desenvolver seu estilo de liderança?

 

Para Laura Garnett, estrategista de desempenho e autora do livro The Genius Habit, o segredo da grande liderança é simplesmente: ser quem você é. “O que faz de alguém um grande líder é dar esse passo adiante: se conhecer bem e ter confiança para expressar quem a pessoa é, mas de uma maneira que permita formar verdadeiras conexões com os outros, de forma a inspirá-los a ser o melhor deles também”, descreve.

 

Garnett afirma que os melhores líderes do mundo são tão inspirados pelo que estão fazendo que sua pura energia é magnetizante para levar grandes grupos a fazer o mesmo com um objetivo comum.

 

Ainda assim, ela destaca oito estratégias absolutamente críticas quando se trata de ser conhecido como um grande líder, sendo a primeira a mais importante:

 

Estratégia nº 1: Trate de se conhecer. Se você não sabe em que é bom e se não está ciente de seus pontos cegos, tampouco deve saber que tipo de líder você é, nem como impacta outras pessoas.

 

Estratégia nº 2: Se você quer que sua equipe fique engajada, aprenda a gerenciar sua própria motivação e engajamento. É tanto uma prática, como uma habilidade.

 

Estratégia nº 3: Dedique muito esforço e tempo para reavaliar suas reações às diferenças. A diversidade no local de trabalho é essencial e você precisa saber como abraçar completamente as diferenças.

 

Estratégia nº 4: Esteja ciente de seus vieses e analise continuamente seus comportamentos com a inclusão em mente. Como um grande líder, você quer que todos se sintam aceitos e incluídos em sua presença.

 

Estratégia nº 5: Seja consistente. Não há nada mais destruidor do que um líder que diz uma coisa e faz outra. Certifique-se de que, ao falar sobre sua visão, expectativas e normas de cultura, você atue como modelo de todas elas, o tempo todo.

 

Estratégia nº 6: Crie um ambiente em que seus colaboradores se sintam seguros para se expressar e trazer as melhores ideias.

 

Estratégia nº 7: Tenha uma visão inspiradora, mas deixe as pessoas empoderadas para colocá-la em prática.

 

Estratégia nº 8: Receba feedback regularmente para que você fique ciente do que os outros sentem em sua presença.

 

Fonte: Inc.