A+ A-
Destaques

Como controlar as distrações digitais

No livro Lifescale, Brian Solis propõe combater a distração e todos seus efeitos negativos, produzidos no atual contexto do mundo, a partir de uma jornada de autodescoberta e crescimento, para voltar a equilibrar e redirecionar nosso cotidiano.

 

Solis ressalta que por mais que amemos nossos dispositivos multitarefas — que nos fazem sentir que estamos no controle — em algum momento acabamos distraídos e “saímos fora do caminho” sem perceber. Entre os efeitos que vêm à luz nesta era de distração digital, como ele diz, estão atenção reduzida, declínio no pensamento crítico, falta de sono, insegurança e diminuição da criatividade, só para citar alguns.

 

“Estamos sendo expostos a mais informações e a mais fake news. E nos sentimos empoderados onde nos tornamos acidentalmente narcisistas e onde buscamos mais dessas coisas, porque isso nos faz sentir validados ou importantes naquele momento”.

 

O livro de Solis se propõe a ajudar a controlar o caos e navegar nossas vidas cotidianas de maneira positiva e produtiva, em vez de sermos vítimas do ciclo interminável de feeds de notícias, curtidas, aplicativos viciantes e rolagem de tela “sem fim” no celular. A mensagem do autor é que é possível aprender a gerenciar nosso tempo e inspirar nossas próprias vidas de uma maneira que traga significado de volta — sem sacrificar os benefícios que nossos dispositivos tecnológicos nos trazem.

 

Com humor e inspiração Lifescale traz técnicas, exercícios e experimentos de pensamento projetados para finalmente aprendermos a priorizar o que importa e viver nossa vida digital e física com intenção e verdadeira felicidade.

 

Confira algumas dessas lições para você assumir de volta o controle de sua vida:

 

• Identifique fontes de distração e volte a atenção para a criatividade e a produtividade.

• Entenda e resista às técnicas manipulativas que o transformam em um viciado digital.

• Encontre significado e propósito para alocar seu tempo de maneira mais significativa.

• Visualize o sucesso futuro para mergulhar em trabalhos profundos e parar de procrastinar.

• Mude maus hábitos e estabeleça rituais e rotinas que levem a atingir objetivos.

• Nutra a imaginação e aprenda a se expressar de forma mais artística.

• Maximize a produtividade com estratégias simples, mas eficazes.

• Fique mais focado por períodos prolongados e faça pausas mais restauradoras.

• Estimule um forte senso de propósito na vida e identifique as ações para tê-lo no dia a dia.

• Sorria mais e desenvolva autoestima.

 

Fonte: Brian Solis