A+ A-
Destaques

Preparado para o mundo VUCA?

Um mundo VUCA é Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. A sigla V.U.C.A foi criada pelas forças armadas dos Estados Unidos para discutir a preparação de líderes diante de um contexto em rápida transformação. O termo, que descreve a dinâmica do mundo atual e o ambiente de negócios com situações marcadas por mudanças e desafios constantes, foi popularizado posteriormente por Bob Johansen, do Institute for the Future, e adotado por líderes organizacionais.

 

De acordo com um estudo da DDI, as empresas que têm líderes com “habilidades VUCA” são mais capazes de enfrentar desafios futuros e possuem três vezes mais chances de apresentar alta performance financeira do que as que não têm esse perfil de líderes. No entanto, 25% das organizações relatam que seus líderes não possuem “habilidades VUCA”.

 

Este estudo mediu a prontidão do líder em quatro pontos essenciais, que a DDI chama de desafios VUCA:

 

• Antecipar e reagir à natureza e velocidade da mudança.

 

• Agir de forma decisiva, nem sempre com uma direção e certeza claras.

 

• Navegar pela complexidade, caos e confusão.

 

• Manter a eficácia apesar das constantes surpresas e da falta de previsibilidade.

 

Menos de dois terços dos líderes disseram que estavam “altamente confiantes” ou “muito confiantes” em sua capacidade de enfrentar os quatro desafios VUCA. Do mesmo modo, cerca de um terço ou mais dos profissionais de RH consideram os líderes de suas organizações incapazes de enfrentar os desafios da volatilidade (40%), incerteza (32%), complexidade (36%) e ambiguidade (31%). Na melhor das hipóteses, apenas 18% identificaram seus líderes como “muito capazes”.

 

Um mundo que é impactado por decisões importantes, por um alto nível de confiança e pela rápida adaptabilidade exige líderes eficazes. Nesse contexto, as práticas de gestão de talentos que estimulam a disponibilidade de líderes bem preparados para o mundo VUCA ajudam consistentemente as organizações a atuar com sucesso.

 

A pesquisa da DDI identificou as quatro principais habilidades que, quando praticadas de maneira eficaz, têm maior impacto na preparação e confiança dos líderes para enfrentar os desafios VUCA:

 

Introduzir e fazer a gestão da mudança.

 

Sem surpresa, esse é o mais forte indicador da confiança de um líder diante do mundo VUCA.

 

Construir consenso e comprometimento.

 

Essa habilidade é crítica para eliminar discórdia e mal-entendidos.

 

Inspirar outras pessoas a ter uma visão de futuro desafiadora.

 

Para induzir os outros a agir, primeiro líderes devem ser inspirados.

 

Liderar várias gerações.

 

Essa habilidade é fundamental para estabelecer um objetivo compartilhado, apesar dos diversos pontos de vista e motivações dos colaboradores.

 

Fonte: DDI