A+ A-
Destaques

Como encontrar um bom mentor

Mentores ajudam a avançar no trabalho e oferecem um importante apoio quando é preciso tomar uma decisão difícil ou lidar com colegas de trabalho. Mas encontrar a pessoa certa para ser seu mentor pode ser mais difícil do que parece.

 

Um estudo de 2019, da Olivet Nazarene University (EUA), mostra que, quanto maior a Inteligência Emocional do mentor, mais confiança o mentorado terá nele. Entre as qualidades que procuramos em um mentor emocionalmente inteligente estão a autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais.

 

Para saber o que procurar em alguém para ajudar você a alcançar seus objetivos profissionais, confira a lista de características essenciais, feita por Harvey Deutschendorf, especialista em Inteligência Emocional (IE):

 

Alto grau de autoconsciência

 

Ao conversar com um mentor em potencial, pergunte sobre ele, não só sobre seus sucessos, mas também sobre seus fracassos, lutas e o que ele aprendeu com isso. Mentores com um alto grau de IE compartilham abertamente seus sentimentos, medos e dúvidas, mas também o que fizeram para superá-los. Cuidado com alguém que parece ter todas as respostas e que evita compartilhar suas vulnerabilidades.

 

Habilidade de colocar o ego de lado

 

Um alto grau de autoconfiança e um ego saudável são necessários para o sucesso, mas quando se trata de mentoria, o ego do mentor deve ficar atrás das necessidades da pessoa que está sendo orientada. Um mentor emocionalmente inteligente é seguro em suas próprias habilidades e não precisa que seu ego seja afagado. Quem é seguro de si evita se vangloriar pelo sucesso e, em vez disso, elogia os outros, suas equipes ou parceiros. Ao ouvir esse tipo de pessoa falando, é possível perceber como ficam satisfeitas ao ver os outros terem sucesso.

 

Habilidade de fazer a gestão das próprias emoções

 

Uma boa mentoria também pode ter momentos em que o relacionamento fica emocionalmente carregado. O mentorado pode estar diante de decisões cruciais que vão impactar o resto de sua vida, por isso procurou um mentor. Nesses casos, o mentorado precisa de alguém capaz de lidar com suas próprias emoções e de permanecer objetivo. Ao procurar um mentor, descubra como ele lidou com situações difíceis e como foi capaz de se controlar durante essas circunstâncias.

 

Habilidade de ajudar o mentorado a tomar suas próprias decisões

 

Bons mentores oferecem orientação, apoio e perspectivas diferentes, mas sabem que cabe ao mentorado tomar suas próprias decisões. Por isso, um bom mentor deixa que o mentorado conduza a conversa, percebendo o que está sendo dito e o que fica nas entrelinhas. Ao considerar um mentor, discuta sobre uma situação. Se ele ajudar você a pensar, fazendo perguntas para você explorar diferentes possibilidades, descobrir pontos cegos e encontrar uma solução, considere-o como um candidato. Se ele disser diretamente o que deve fazer, procure outra pessoa.

 

Experiência como mentor

 

Como a mentoria é um serviço gratuito, procure alguém que realmente goste de ajudar os outros. Os melhores mentores, em geral, têm um histórico de doar seu tempo a outras pessoas e à comunidade. São pessoas que conseguem olhar além das próprias necessidades e são comprometidas em retribuir. Bons mentores conseguem compartilhar como se sentiram ao ajudar os outros. Embora nem sempre sejam ricos ou bem-sucedidos em todas as áreas da vida, eles tiveram sucesso em superar barreiras. Você precisa de alguém que possa oferecer orientação por ter passado por lutas semelhantes, e não de alguém que ainda esteja passando por uma situação difícil, sem condição de ajudá-lo.

 

Confira a seguir algumas ferramentas que ajudam você a encontrar um mentor:

 

a) Career Advice: maneira simples de conectar os membros do LinkedIn uns com os outros, em um formato express de mentoria. Quem precisa de conselhos sobre a carreira, mudar para um novo setor ou de recomendações para um projeto em que esteja trabalhando, vai conseguir ajuda aqui para encontrar e se conectar com a pessoa certa para isso.

 

https://www.linkedin.com/opportunities/career-advice/

 

https://www.linkedin.com/help/linkedin/answer/83130/career-advice-overview?lang=en

 

b) Knowe: plataforma de aconselhamento profissional que conecta profissionais experientes a pessoas interessadas em receber orientações para a carreira.

 

https://www.linkedin.com/company/knowe.co/?originalSubdomain=br

 

c) The Muse: oferece conselhos práticos sobre como encontrar um emprego, explorar diferentes carreiras e ter sucesso no emprego atual.

 

https://www.themuse.com/advice

 

d) Facebook: a mentoria está disponível em grupos selecionados do Facebook. Os membros do grupo podem escolher um parceiro de mentoria e receber suporte individual de outro membro do grupo. A mentoria pode durar até 10 semanas. Depois de concluída, é possível ver tudo o que você e seu mentor compartilharam. Membros do grupo precisam ter 18 anos ou mais para oferecer ou solicitar mentoria.

 

https://www.facebook.com/help/380533659173752

 

Fonte: Fast Company