A+ A-
Destaques

Como fazer a gestão remota da equipe

Mesmo antes da pandemia, a tendência do trabalho remoto já apresentava uma curva ascendente. “Contratar pessoas de outras cidades e até de outros países já vinha se tornando uma prática comum nas empresas”, afirma Ceren Cubukcu, autora e CEO da Etkinlik Fabrikam, empresa de tíquetes digitais.

 

A empreendedora considera que, embora ter colaboradores remotos e gerenciar esse tipo de equipe tenha seus próprios desafios, há benefícios para a empresa, contanto que a gestão seja bem-feita.

 

Abaixo, conheça os principais pontos da gestão eficiente de colaboradores remotos, destacados por Cubukcu:

 

A comunicação é a chave

Comunique-se claramente com os colaboradores remotos. Se possível, use técnicas de comunicação visual, como videoconferência e compartilhe a tela durante as reuniões. Para explicar melhor o que eles devem fazer, use capturas de tela ou diagramas nos emails. Além disso, garanta que todos os colaboradores remotos recebam atenção. Se preciso, converse com eles por alguns minutos após o fim da reunião.

 

Incentive a colaboração

Existem muitas ferramentas gratuitas disponíveis para equipes virtuais. Ofereça as ferramentas necessárias para que as pessoas trabalhem com eficiência e garanta que todos saibam usá-las. Para compartilhar documentos e arquivos, por exemplo, Google Drive e Dropbox são ótimos. Não confie em emails para compartilhar arquivos, pois podem cair no spam e as pessoas podem ter dificuldade em acompanhar a versão mais recente.

 

Defina expectativas claras

Toda semana faça reuniões de status com os colaboradores remotos. Tenha um processo formal para revisar sua performance. Passe pelas tarefas designadas a cada um, defina seus objetivos, estabeleça prazos e dê feedback sobre seu progresso. Se o colaborador remoto não souber como está se saindo, ele não vai ficar motivado a fazer melhor.

 

Acompanhe o trabalho

Implemente sistemas de acompanhamento do trabalho, mas não faça a microgestão de colaboradores remotos. Dê a eles a flexibilidade de que precisam, mas solicite que prestem contas do tempo de trabalho registrando as horas dedicadas, se estiverem sendo pagos com base em horas.

 

Faça com que se sintam parte da equipe

Envie boletins sobre o que está acontecendo na empresa. Mostre que se lembra deles e que se importa com eles. Estabeleça relacionamento próximo e tente conhecê-los em um nível pessoal. Se possível, convide-os para ir ao escritório, de vez em quando, e reúna-os como uma única equipe.

 

Fonte: Entrepreneur