A+ A-
Destaques

Como a prática pode mudar o cérebro

Neste vídeo, o neurocientista David Eagleman apresenta a incrível habilidade de Austin Naber, de 10 anos, campeão mundial de empilhamento de copos, para revelar a capacidade do cérebro de mudar pela prática contínua. Como ele explica, o domínio de uma habilidade aciona a parte inconsciente do nosso cérebro — área que lida com ações e outros dados neurológicos que nem chegamos a pensar.

 

Para demonstrar essa proficiência do cérebro inconsciente, e vestindo toucas de EEG (Eletroencefalografia) que registram a atividade cerebral, Dr. Eagleman concorre com Austin, que já executa sua rotina de empilhamento automaticamente — isso depois de ter internalizado, pela prática contínua, todas as ações necessárias.

 

Nas imagens cerebrais, é possível observar que, embora o campeão esteja realizando a atividade em velocidade e precisão muito maior que o cientista, seu cérebro está quase em repouso. Ou seja, de tanto que já praticou, o cérebro de Austin entra em modo automático durante a manobra, enquanto o do Dr. Eagleman mostra uma atividade maior (mais consciente) para dar conta do mesmo feito.

 

Publicado no YouTube, este vídeo faz parte de uma série de documentários sobre a influência da mente inconsciente chamada “The Brain with David Eagleman”, da PBS. Confira!

 

Fonte: PBS/ YouTube