A+ A-
Destaques

Moldando o futuro da educação digital

Ainda que o setor de Educação tenha ficado atrás de outras áreas na hora de adotar plenamente as novas tecnologias, a transformação digital nessa esfera vem ganhando força e novas soluções surgem todos os dias com um enorme potencial de trazer benefícios econômicos e sociais.

 

Segundo Jan-Peter aus dem Moore e Stefano Martinotti, parceiros associados da consultoria McKinsey, especialmente a integração entre novas plataformas de Educação e de talento online em escala exponencial oferece uma grande oportunidade para jornadas digitais de aprendizagem ao longo da vida entre diversos setores.

 

“Acreditamos que, para iniciar e acelerar os benefícios dessa oportunidade, será necessário haver novas formas de colaboração em pontos essenciais”, afirmam. Para os especialistas, esses cinco fatores-chave que vão moldar o futuro e determinar a velocidade da transformação digital na Educação são:

 

1. Padrões comuns de currículos e especializações digitais. Padrões comuns vão aumentar a eficiência dos investimentos em aprendizagem para indivíduos em todos as iniciativas formais e informais de aprendizagem e vão proporcionar orientação mais confiável para fornecedores inovadores de soluções digitais.

 

2. Transparência em torno dos resultados. No atual contexto quem utiliza serviços de Educação possui a expectativa de obter resultados mais claros antes de investir em aprendizagem. Por outro lado, quem banca os projetos deve exigir insights mais frequentes e baseados em evidências sobre “o que de fato funciona”.

 

3. Regulamentação de privacidade de dados e direitos de propriedade intelectual. As regulamentações vão precisar equilibrar os direitos de privacidade com os ganhos potenciais de se adotar análises de dados personalizadas mais abrangentes. Além disso, o crowdsourcing sustentável de criação de conteúdo digital vai exigir regras mais claras e aplicação de direitos de propriedade intelectual.

 

4. Construir e fortalecer as capacidades digitais em todos os níveis. Conduzir a transformação digital com sucesso vai exigir novas habilidades e trilhas de carreira, que precisam ser incorporadas sistematicamente nas entidades e instituições do sistema educacional.

 

5. Configuração e implantação eficientes de infraestrutura e dispositivos de TI seguros. As decisões sobre aquisição e configuração da infraestrutura de TI vão precisar migrar da instituição local para soluções da nuvem (cloud) com gestão centralizada, para, dessa forma, aumentar a eficiência e a velocidade d,e adoção de novos serviços e ferramentas.

 

Fonte: McKinsey & Company