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Descanso é crítico para o sucesso

Se você não dorme o suficiente, saiba que uma boa noite de sono faz toda a diferença para ser mais produtivo.

 

Isso porque a falta de sono prejudica nossos processos cognitivos essenciais de várias maneiras. Em primeiro lugar, prejudica a atenção, concentração, raciocínio e resolução de problemas — tudo isso dificulta aprender de maneira eficaz. Em segundo lugar, afeta nossa interpretação dos eventos, prejudicando nossa capacidade de avaliar situações com precisão e tomar decisões sensatas.

 

Para saber como melhorar sua noite de descanso e, consequentemente, impactar sua disposição para o trabalho, confira as dicas de Lynne Sharrers, consultora de saúde e bem-estar da ClearChoice Advisory:

 

Avalie suas necessidades de sono

A maioria dos adultos precisa de 7 a 8 horas de sono por dia. Um jeito de descobrir se você está descansando é prestar atenção aos sinais do corpo. Por exemplo, adormecer no metrô ou na decolagem de voos todo dia é sinal de privação de sono. Outra maneira de avaliar sua necessidade de sono é escolher uma hora de dormir quando normalmente se sente cansado e não colocar o alarme (em férias ou fim de semana). Se estiver privado de sono, vai dormir mais tempo. Depois de descobrir quantas horas precisa para se sentir descansado, mantenha esse período mesmo nos finais de semana. Isso ajuda a definir o relógio interno do corpo. Ao se deitar sempre na mesma hora, você acaba criando um condicionamento.

 

Controle sua exposição à luz

A melatonina é um hormônio natural controlado pela exposição à luz, que ajuda a regular nosso ciclo de sono—vigília. Nosso cérebro produz mais melatonina em ambiente escuro, nos tornando mais sonolentos — e quando há mais luz, ficamos mais alerta. Assim, evite telas brilhantes ou iluminação forte e ver televisão uma hora ou duas horas antes de dormir. A luz da TV reduz nossa melatonina. O segredo é deixar o quarto escuro quando é hora de adormecer e se expor à luz natural de manhã quando acordar.

 

Faça exercício regularmente

O exercício regular melhora a quantidade de tempo que gastamos nos estágios profundos e restauradores do sono. Quanto mais vigorosamente nos exercitamos, mais o sono se beneficia. Mesmo exercícios leves, como caminhar 10 minutos por dia, ajudam a melhorar a qualidade do sono. Pode levar alguns meses até você experimentar os benefícios da atividade regular, então seja paciente.

 

Mantenha uma dieta saudável e nutritiva

Nossos hábitos alimentares diáriosr2626 interferem na qualidade do nosso sono, especialmente a cafeína, bebidas alcoólicas e o que jantamos. Também se bebemos muito líquido antes de dormir, vamos acordar mais para ir ao banheiro. Então, tente evitar grandes refeições à noite e reduza bebidas. Por mais relaxante que possa ser, o álcool interfere em nosso ciclo do sono.

 

Relaxe sua mente

Você luta para dormir e se preocupa com o dia seguinte? Acorda durante a noite, estressado sobre o trabalho ou a lista de coisas que tem a fazer? Quebrar o hábito mental de ansiedade não é fácil. Comece limpando todos os pensamentos negativos. E lembre-se, quanto mais estimular seu cérebro durante o dia, mais difícil vai ser relaxar à noite. Concentre-se em uma tarefa por vez e evite interrupções constantes. Tente reservar horários específicos no seu dia para verificar e-mails, ver seu telefone e reagir à mídia social. E se acordar durante a noite, concentre-se em técnicas de relaxamento: inspire e respire lentamente. Se estiver ansioso com alguma coisa, faça uma breve anotação no papel e depois deixe pra lá.

 

Fonte: SBI Magazine