A+ A-
Destaques

Como vencer o desconforto de aprender

Como definido pela pesquisadora e especialista em teorias da inteligência Carol Dweck, o Mindset de Crescimento é o modelo mental (inteligência) motivado pelo desejo de aprender continuamente. Pessoas com Mindset Construtivo acreditam que a inteligência pode ser desenvolvida, portanto apostam na superação e no aperfeiçoamento contínuo: desafios são vistos como oportunidades, críticas como algo construtivo, contratempos são provações naturais do dia a dia, esforços são caminhos para o desenvolvimento e o sucesso alheio é inspirador.

 

Segundo o NLI Institute (NLI), o Mindset influencia a maneira como entendemos nossas próprias experiências no local de trabalho e determinamos a natureza de nossas respostas emocionais, cognitivas, comportamentais e neurais a essas experiências.

 

Em uma recente descoberta sobre o Mindset de Crescimento, NLI aponta que, mesmo quando as empresas adotam certos princípios para estimulá-lo na cultura organizacional e executivos entendem racionalmente sua importância e significado, muitos líderes enfrentam dificuldades em aceitar fracassos como oportunidades de aprendizagem e ver desafios como oportunidades de crescimento.

 

Isso mostra como construir um Mindset de Crescimento pode ser desconfortável. Por isso, o NLI listou quatro pontos para ajudar as pessoas a ficarem mais abertas a mudar e aprimorar habilidades, apesar das dificuldades:

 

1. Familiarizar-se com o sentimento de medo
O Mindset de Crescimento é cheio de incertezas. Quando sentimos muita incerteza, nossa atenção diminui e nossa função cognitiva é afetada. Ao desenvolver esse Mindset em uma área específica, é importante identificar momentos de medo para reconhecer quais pensamentos podem estar nos impedindo de progredir. Criar essa autoconsciência permite que as pessoas determinem se estão realmente numa situação difícil ou se apenas estão enfrentando algo novo.

 

2. Saber que vamos ficar frustrados, e tudo bem
Desenvolver um Mindset de Crescimento não significa que todo aprendizado seja fácil e que vamos nos sentir bem o tempo todo. A chave para desenvolver esse mindset é reconhecer que contratempos são inevitáveis ??e também temporários. A aprendizagem requer disposição para descobrir como progredir e avançar apesar das frustrações iniciais. Às vezes, o melhor remédio para um desafio é repensar sua abordagem. Deixar os conhecimentos que já possui um pouco de lado pode ajudar a revitalizá-los para tentar resolver o problema em outro momento.

 

3. Monitorar o progresso para fazer ajustes
Abraçar nossa capacidade de crescer, nos desenvolver e ir além exige prática e foco na mensuração do progresso que fazemos ao longo do tempo. É útil ver o que aprendemos e onde temos espaço para melhorar ainda mais. Receber feedback específico e regular é uma das melhores maneiras para enfrentar pontos fracos, descobrindo maneiras de nos ajustar e testar novas soluções o mais rápido possível.

 

4. Compartilhar o que se aprendeu e o que foi preciso para chegar lá
Uma das maneiras mais poderosas de acolher o desconforto de desenvolver um Mindset de Crescimento é compartilhar nossa jornada e aprender com os outros. A criação e a emoção são fundamentais para a aprendizagem. Aprendemos melhor quando podemos transformar ideias em escrita ou discussão concreta e criar novas energias em torno delas. Assim, compartilhar vitórias e fracassos pode criar uma recompensa intrínseca maior e mais motivadora.

 

Fonte: Neuroleadership Journal