A+ A-
Destaques

A Realidade Aumentada na Educação

A Realidade Aumentada (RA) — nova tecnologia que mistura o que é real a algo gerado por computador, aumentando o que vemos, ouvimos e sentimos — vem mudando a forma como percebemos e interagimos com o mundo.

 

A RA acrescenta informações ou imagens no mundo físico, que são processadas e exibidas por meio de uma interface gráfica (vídeo, animações, 3D) ou uma sobreposição de áudio. E esse “aumento” do mundo real acaba melhorando a experiência do usuário em uma tarefa ou um conteúdo.

 

Como método de aprendizagem, a RA é ideal para ser usada por aprendizes conectados, mais acostumados ao ritmo acelerado de ambientes multimídia, interativos e digitais, que pensam e aprendem num contínuo contato com formatos colaborativos e criativos.

 

Atualmente a principal aplicação da RA na Educação é explicar um tópico importante, com informação adicional, combinando imagens específicas, objetos e até mesmo locais físicos com conteúdo digital interativo. Na Inglaterra, por exemplo, mini explicações em lições de casa já são aplicadas, permitindo aos alunos escanear a página da lição de casa, que revela um vídeo do professor explicando como solucionar o problema.

 

Mas na verdade, a RA traz inúmeras possibilidades para melhorar a forma de aprender, tanto para crianças como para adultos. De fato, estudos mostram que a RA adotada na Educação melhora a motivação, a aprendizagem, a colaboração e a interação dos aprendizes.

 

Ainda que a Realidade Aumentada esteja em seu início, sua capacidade de combinar atividades do mundo real com mídias imersivas (que absorvem nossos sentidos) já mostra seu potencial de transformar a aprendizagem em todos os níveis, proporcionando experiências mais autênticas, diretas e práticas.

 

Fonte: EdTech Magazine