A+ A-
Destaques

Por que temos que renovar habilidades

Se há algo que deve ser considerado diante do boom de tecnologia mundial que vivemos hoje é a importância de continuar renovando e reciclando nossas habilidades. Isso porque o avanço tecnológico e as mudanças são tão aceleradas que, segundo pesquisas, uma habilidade aprendida hoje perde a importância em apenas cinco anos, fazendo com que a atualização constante de habilidades seja fundamental para a sobrevivência profissional de qualquer pessoa.

 

Só para se ter uma ideia, a AT&T, por exemplo, já notificou 100 mil dos seus funcionários de que seus cargos não vão ter utilidade daqui a dez anos. Por outro lado, investiram um bilhão de dólares na iniciativa Workforce 2020, para ajudar a melhorar o nível profissional dos colaboradores. Não só pela falta das habilidades certas, mas porque as atuais ficam menos relevantes a cada dia.

 

Muitas funções do futuro serão muito diferentes das que são necessárias hoje. De acordo com dados publicados na Forbes, quase metade das funções existentes correm o risco de ser automatizadas e vários estudos mostram que o número total de colaboradores vai diminuir entre 12% e 50%. À medida que a Geração Z entra no mercado de trabalho, a diferença de habilidades vai ser ainda maior, sendo que 65% dos trabalhos do futuro ainda nem existem.

 

De fato, a velocidade das mudanças é tão intensa que habilidades consideradas importantes há um ano podem ficar ultrapassadas nos próximos anos. Quem não estiver disposto ou não for capaz de renovar suas competências corre o risco de perder relevância rapidamente no mundo do trabalho.

 

Portanto, para garantir sucesso diante da aceleração da tecnologia e preencher lacunas futuras de habilidades, é preciso pensar na sua recapacitação e se entregar à aprendizagem contínua, com programas de capacitação que associem tecnologia digital à experiência de desenvolvimento.

 

Outro ponto importante é reavaliar regularmente suas habilidades para combiná-las às necessidades futuras da organização. Se quiser se renovar de olho no futuro, você vai precisar desenvolver habilidades adequadas à era digital, com novos métodos, que usem ferramentas e técnicas inovadoras.

 

Lembre-se que para adquirir novas competências e desenvolver uma mentalidade digital, é preciso se esforçar, buscando meios colaborativos mais abertos e que valorizem as boas ideias antes de mais nada.

 

Fonte: EdTech UOL/Forbes