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Dicas para estimular a diversidade

Várias empresas em todo o mundo, como McKinsey e Gallup, já comprovaram que criar um local de trabalho mais diversificado ajuda a promover o sucesso dos negócios. Ainda assim, muitos lutam para superar as diferenças de gênero e de origem étnica na hora de contratar e de formar e promover a liderança.

 

Para Jeff Stone, CEO da Confidential, construir uma liderança forte e inclusiva é mais do que apenas preencher uma cota e ticar itens adequados. “Diversidade não diz respeito apenas a gênero e etnia — também envolve criar a combinação certa de pontos fortes e fracos, qualificações e personalidades. Significa ser inclusivo com perfis introvertidos e extrovertidos, tipos técnicos e criativos, comunicadores e analíticos, vários estilos de vida, visionários, realistas, otimistas e pessimistas”, assinala.

 

Um líder com um conjunto de habilidades e perspectivas variadas, segundo Stone, consegue tomar decisões mais inteligentes e construir uma excelente cultura organizacional, atraindo e retendo os melhores talentos, essenciais para o sucesso do negócio.

 

Para chegar lá, Stone mostra como a diversidade e inclusão no local de trabalho pode ser benéfica para o negócio em três aspectos essenciais:

 

1. Diversidade melhora decisões de negócios com impacto positivo nos resultados.

Equipes diversificadas ajudam a liderança a tomar decisões melhores e mais rápidas, gerando melhores resultados. Isso porque abordam um problema de uma perspectiva de 360 graus, dando ao líder a capacidade de considerar diferentes opções e os riscos e benefícios de cada um dos vários pontos de vista. Uma equipe homogênea pode deixar de fora considerações vitais. Como líder, um dos movimentos mais inteligentes é contratar aqueles que preenchem lacunas do seu próprio conjunto de habilidades. Essa perspectiva diversificada pode ajudar a impulsionar a lucratividade, revelando mais oportunidades de receita e formas criativas de simplificar custos.

 

2. Diversidade melhora a aquisição e retenção de talentos.

Construir uma equipe diversificada cria uma cultura que atrai talentos variados e mantém os profissionais de alta performance. Quando candidatos potenciais podem ver a diversidade em ação, na equipe de líderes e em todas as áreas, isso ajuda a organização a ser mais competitiva no recrutamento, pois os profissionais conseguem reconhecer uma cultura de inclusão e sabem que vão se encaixar em uma tapeçaria de vários gêneros, culturas, talentos e estilos de vida.

 

3. Diversidade garante melhor atendimento ao cliente.

Como uma equipe diversificada provavelmente reflete melhor a base de clientes da empresa, o produto, o marketing e a prestação de serviços vão se relacionar melhor com seu público. Do ponto de vista da interação com o cliente, a diversidade de colaboradores oferece mais opções para alinhar as personalidades certas da equipe com os clientes e parceiros certos, ajudando os líderes a desenvolver uma compreensão mais profunda das suas necessidades para melhor atendê-los.

Promover diversidade e inclusão no local de trabalho é uma necessidade absoluta para o sucesso dos negócios no mercado competitivo atual. Diante de uma escassez de talentos iminente, as empresas devem reunir todos os esforços para criar uma cultura corporativa mais inclusiva, na qual profissionais de todas as perspectivas se sintam bem-vindos e valorizados.

 

Fonte: CEO world