A+ A-
Dúvidas Frequentes

Dúvidas Frequentes

O que são Universidades Corporativas?

São iniciativas empresariais que tem por objetivo o desenvolvimento dos profissionais de uma organização com foco em seus objetivos estratégicos.

As Universidades Corporativas reúnem uma variedade de soluções educacionais, tais como cursos, palestras conferências, e-learnings, publicações, dentre outras formas de aprendizagem.

Uma Universidade Corporativa não fornece cursos superiores ou diplomas, como fazem as instituições de ensino reguladas pelo Ministério da Educação. Seu grande diferencial é o conhecimento focado no ambiente de trabalho, no mercado e nas habilidades necessárias ao desenvolvimento da função.

A Universidade Corporativa busca desenvolver competências que sejam estratégicas para a Organização e consideradas, na perspectiva pessoal, como prioritárias por cada profissional, de acordo com seu perfil, potencialidades e aspirações

Por que utilizamos a palavra universidade?

Embora a palavra Universidade nos leve a pensar em um lugar físico ou em uma instituição de ensino formal, a versão corporativa é diferente e inovadora.

A Organização Bradesco, assim como outras grandes empresas, estruturou ao longo dos anos um complexo conjunto de ações educacionais, que vão além de treinamentos. Abrange várias áreas do conhecimento, em uma abordagem integral e que se caracteriza pela excelência do ensino oferecido.

A Universidade Corporativa considera a gestão estratégica como um processo de "aprendizado coletivo". Visa portanto a desenvolver e explorar competências distintas, propiciando vantagem competitiva para as organizações e o desenvolvimento das potencialidades de seus funcionários.

Qual o objetivo da UNIBRAD?

A Universidade Corporativa Bradesco tem o objetivo de reunir e dar ainda maior visibilidade e efetividade às ações educacionais desenvolvidas pela Organização, além de promover com maior amplitude a aprendizagem colaborativa, a autogestão da carreira e o desenvolvimento de competências alinhadas aos objetivos estratégicos, alcançando resultados sustentáveis.

Quais as diferenças entre universidade formal e corporativa?

Universidade Formal (comum)

Cursos e programas estruturados e regulados pelo Ministério da Educação (MEC).

Formação por ciclos temporários.

Aprendizagem baseada em conceitos teóricos e científicos.

Fornece diplomas e certificados regulamentados pelo MEC.

Ênfase na aprendizagem individual.

Aberta a todos os públicos.

 

Universidade Corporativa Bradesco - UniBrad

Cursos e programas com base no desenvolvimento de competências alinhadas às estratégias empresariais.

Aprendizagem contínua.

Aprendizagem baseada na prática de negócios, na expectativa de clientes e da sociedade.

Não fornece diplomas. Foco na aquisição a aplicação de conhecimentos.

Ênfase na aprendizagem coletiva e colaborativa.

Atividades educacionais para funcionários, mas também pode ter programas abertos para comunidade ou parceiros comerciais

Em quais temas estratégicos estarão baseadas as ações da UNIBRAD?

As ações educacionais da UNIBRAD desenvolverão um conjunto de temas estratégicos para a Organização:

  • Cidadania e Sustentabilidade
  • Excelência Operacional
  • Gente
  • Identidade Organizacional
  • Inteligência de Negócios
  • Liderança
  • Negócios
  • Relacionamento com Clientes
  • Segurança e Solução Operacional

Os temas acima foram definidos a partir de entrevistas com os executivos da organização, de modo alinhado aos objetivos estratégicos. Além desses, as ações educacionais também serão baseadas nas 12 Competências Corporativas.

Assim, a aprendizagem dos funcionários estará sempre alinhada com o que há de mais relevante para perpetuidade da Organização