Home >

Artigos e Notícias >

Educação Financeira

Por: Cryptowisser, em 13/10/2020

Desmitificando a criptomoeda

Fique por dentro das novidades digitais.

Por: Cryptowisser, em 13/10/2020

Desde que a Internet alterou profundamente o mundo do comércio mundialmente, mais pessoas passaram a comprar produtos e serviços online, pois as transações online são rápidas e convenientes. Esse foi o contexto perfeito para o surgimento das criptomoedas.

 Mas o que é criptomoeda? Bitcoin é a definição de criptomoeda? Se você já fez essas perguntas, não está sozinho. Em sua definição mais simples, a criptomoeda é um meio de troca virtual específico em que todos os usuários da Internet confiam e controlam.

 Mais especificamente, a criptomoeda é um ativo digital projetado para funcionar como um meio de troca. Ele usa dados criptografados para proteger transações financeiras, torná-las transparentes para os usuários e verificar a transferência de ativos. Se você é um comprador comum da Internet procurando um meio de transferência de valores seguro ou um investidor procurando o melhor lugar para gastar seu dinheiro, não vai escapar de falar sobre criptomoedas.

 Existem centenas dessas moedas digitais atualmente disponíveis online. Desde a criação da primeira criptomoeda — o Bitcoin — em 2009, mais de 4 mil outras moedas alternativas foram criadas. O valor das principais criptomoedas, segundo especialistas, flutua bastante, com valores variando de quase zero a mais de um milhão de dólares por unidade.

 Em junho de 2019, a participação do Bitcoin no mercado de criptografia, avaliado em 350 bilhões de dólares, foi a mais alta desde 2017. É a maior criptomoeda do mundo em capitalização de mercado e a mais popular dessas moedas eletrônicas ponto a ponto.

 Já a tecnologia Blockchain é a infraestrutura que torna as moedas digitais uma realidade. Trata-se de um livro digital ou registro para todas as transações em moeda virtual, que é visível para todos os proprietários de criptomoedas e faz deste um meio de troca seguro e transparente. Essa é a tecnologia que garante que ninguém controle uma moeda digital.