Home >

Artigos e Notícias >

Carreira e Mercado

Por: Ednei Lopes, em 27/08/2020

É hora de cooperação

Mais do que nunca, precisamos de cooperação.

No dia 26 de fevereiro de 2020 o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de paciente infectado com o novo coronavírus no Brasil, e desde então todos os brasileiros tiveram suas vidas impactadas pela pandemia.

Estamos completando 100 dias com medidas de isolamento, quarentena ou distanciamento social, que imprimiram um novo jeito de viver, exigindo uma rápida mobilização das empresas e das pessoas, que tiveram que se adaptar ao novo cenário, sem terem vivido uma experiência similar anterior.

Os dias foram passando e pudemos perceber que as iniciativas coletivas foram as que mais surtiram efeitos positivos para toda a sociedade. Empresas concorrentes somaram forças para fazer doações de produtos e serviços, o Governo se uniu à iniciativa privada para buscar soluções, as pessoas se organizaram para promover ações voluntárias e solidárias, e a cooperação está falando mais alto.

Significado de Protagonismo:

Protagonismo é um termo originário do latim, onde “protos” pode ser entendido como primeiro ou principal e “agon”, pode ser entendido como competidor ou lutador. Assim, etimologicamente, protagonista é o principal lutador, o competidor mais importante.

Protagonismo é importante, mas o momento é de cooperação.

Mais do que nunca, a sociedade precisa agir em conjunto, considerando os seus impactos, positivos e negativos, para toda a cadeia.

Um vírus invisível nos colocou em alerta, tolheu nossa liberdade, impactou nossos projetos e nos deixou preocupados e ansiosos, mas também nos ofereceu inúmeras reflexões, nos incentivou a repensar e reinventar novas maneiras de produzir, nos permitiu resgatar velhos hábitos e atividades quase esquecidas, e para muitos, apresentou o slow living, onde o mais importante é SER, e não TER.

 Conceito de slow living:

O slow living vai além do sustentável. Somado a isso, entram a cooperação, respeito, gratidão, celebração e resiliência. Um viver consciente inspirado por reflexões que nos direciona para novos olhares e novos caminhos. Em tempos conectados, um resgate de valores e sabedorias que trazem de volta o compartilhar. Conexão entre todas as pessoas, lugares e seres vivos, inclusive com nós mesmos. Cuidar e proteger nossa casa em um sentido mais amplo.

Estamos vivendo momentos difíceis e desafiadores, mas que estão ensinando muito para quem está disposto a aprender e evoluir.

Menos é mais!

Graduado em Comunicação Social, Ednei Fialho Lopes tem MBA Executivo em Meio Ambiente pela FGV e certificação Project Management for Development Professionals (PMD Pro1). Atualmente coordena o Programa Voluntários Bradesco.