Home >

Artigos e Notícias >

Diversidade

Por: Howard Gardner/Adioma/Mark Vital, em 10/6/2020

Os tipos de inteligência

Aprenda quais são os tipos de inteligência.

Por: Howard Gardner/Adioma/Mark Vital, em 10/6/2020

Com base em suas pesquisas, Dr. Howard Gardner, professor de educação na Universidade de Harvard, sugere que a noção tradicional de inteligência, baseada no teste de QI, é muito limitada. Assim, ele propõe oito inteligências diferentes para explicar uma ampla gama do potencial humano. Essas inteligências são:

 1. Naturalista (natureza)

A inteligência naturalista designa a capacidade humana de discriminar os seres vivos (plantas, animais), bem como a sensibilidade a outras características do mundo natural (nuvens, configurações de rochas). Essa capacidade era claramente de valor em nosso passado evolutivo como caçadores, coletores e agricultores; continua sendo central em papéis como botânico ou chef. Especula-se também que grande parte de nossa sociedade de consumo explora as inteligências naturalistas, que podem ser mobilizadas na discriminação entre carros, tênis, tipos de maquiagem e afins.

 2. Musical (sons)

Inteligência musical é a capacidade de discernir tom, ritmo e timbre. Essa inteligência nos permite reconhecer, criar, reproduzir e refletir sobre a música, como demonstrado por compositores, maestros, músicos, vocalista e ouvintes sensíveis. O interessante é que muitas vezes há uma conexão afetiva entre a música e as emoções; e inteligências matemáticas e musicais podem compartilhar processos de pensamento comuns. Os jovens adultos com esse tipo de inteligência costumam cantar ou tocar bateria para si mesmos. Eles geralmente sabem muito bem os sons que outras pessoas podem sentir falta.

 3. Lógico-matemática (números/racionalidade)

 Inteligência lógico-matemática é a capacidade de calcular, quantificar, considerar proposições e hipóteses e executar operações matemáticas completas. Permite-nos perceber relações e conexões e usar o pensamento abstrato e simbólico; habilidades de raciocínio sequencial; e padrões de pensamento indutivo e dedutivo. A inteligência lógica geralmente é bem desenvolvida em matemáticos, cientistas e detetives. Jovens adultos com muita inteligência lógica estão interessados ??em padrões, categorias e relacionamentos. Eles são atraídos por problemas aritméticos, jogos de estratégia e experimentos.

 4. Interpessoal (pessoas)

Inteligência interpessoal é a capacidade de entender e interagir efetivamente com os outros. Envolve comunicação verbal e não verbal eficaz, a capacidade de observar distinções entre outros, a sensibilidade aos humores e temperamentos dos outros e a capacidade de alimentar múltiplas perspectivas. Professores, assistentes sociais, atores e políticos exibem inteligência interpessoal. Os jovens adultos com esse tipo de inteligência são líderes entre os colegas, são bons em se comunicar e parecem entender os sentimentos e os motivos dos outros.

 5. Cinestésico-Corporal (movimentos)

A inteligência cinestésico-corporal é a capacidade de manipular objetos e usar uma variedade de habilidades físicas e movimentos. Também envolve senso de tempo e a perfeição de habilidades por meio da união mente-corpo. Atletas, dançarinos, cirurgiões e artesãos exibem inteligência cinestésico-corporal bem desenvolvida.

 6. Linguística (linguagem, palavras)

Inteligência linguística é a capacidade de pensar em palavras e usar a linguagem para expressar e apreciar significados complexos. Essa inteligência nos permite entender a ordem e o significado das palavras e aplicar habilidades metalinguísticas para refletir sobre o uso da linguagem. Trata-se da competência humana mais amplamente compartilhada e é evidente em poetas, romancistas, jornalistas e oradores públicos eficazes. Pessoas com esse tipo de inteligência gostam de escrever, ler, contar histórias ou fazer palavras cruzadas.

 7. Intrapessoal (autoconsciência, empatia)

Inteligência intrapessoal é a capacidade de entender a si mesmo e os pensamentos e sentimentos dos outros, usando esse conhecimento para planejar e influenciar a vida. Envolve não apenas uma apreciação do eu, mas também da condição humana. É evidente em psicólogos, líderes espirituais e filósofos. Pessoas com essa inteligência podem ser tímidas, ficam muito conscientes de seus próprios sentimentos e são automotivadas.

 8. Espacial (imagens)

Inteligência espacial é a capacidade de pensar em três dimensões. As capacidades principais incluem imagens mentais, raciocínio espacial, manipulação de imagens, habilidades gráficas e artísticas e uma imaginação ativa. Marinheiros, pilotos, escultores, pintores e arquitetos exibem inteligência espacial. Pessoas com esse tipo de inteligência podem ficar fascinadas com labirintos e quebra-cabeças, passar o tempo livre desenhando ou sonhando acordadas.