Por: Quantumrun, em 15/09/2020

Uma nova ética do trabalho

Reflita sobre ética no ambiente corporativo.

Por: Quantumrun, em 15/09/2020

Segundo a série de tendências “Future of Work”, da Quantumrun, esta nova Era Digital que está apenas começando ainda vai nos fazer testemunhar grandes transformações no trabalho, tanto quanto as mudanças que a Era Industrial provocou no mundo. Será uma época em que a automação mecânica e digital vai suprir a maioria de nossas necessidades e o trabalho árduo e o acúmulo de riqueza vão ser substituídos por uma ética humanística de autoaperfeiçoamento e impacto na comunidade.

 A previsão é de que, no futuro, o trabalho que fazemos para ganhar dinheiro e sobreviver vai dar lugar a atividades que vamos realizar para atender às nossas necessidades pessoais, sejam físicas, mentais ou espirituais. De forma geral, não seremos mais definidos por nossos empregos, mas pela maneira como encontramos significado em nossas vidas.

 No futuro, de acordo com a Quantumrun, quando o trabalho humano estiver dissociado dos ganhos de produtividade e riqueza da sociedade, seremos capazes de:

 • Libertar a criatividade e o potencial humano, permitindo que pessoas com novas ideias artísticas ou pesquisas de bilhões de dólares ou novas startups tenham tempo e segurança financeira para ir em busca de suas ambições.

 • Buscar trabalhos que são importantes para nós, seja nas artes, no empreendedorismo, em pesquisa ou serviço público. Com a motivação do lucro reduzida, qualquer tipo de trabalho realizado por pessoas apaixonadas por seu ofício será visto de maneira mais igualitária.

 • Reconhecer, compensar e valorizar mais o trabalho não remunerado em nossa sociedade, como a criação dos filhos, cuidados em casa e com doentes e idosos.

 • Passar mais tempo com amigos e familiares, equilibrando melhor nossas vidas sociais com nossas ambições de trabalho.

 • Concentrar-se nas atividades e iniciativas de desenvolvimento da comunidade, incluindo o crescimento da economia informal relacionado ao compartilhamento, doações e trocas.