Home >

Artigos e Notícias >

Saúde e Bem-estar

Por: Viva a Longevidade, em 14/04/2021

6 dicas sobre como ser mais otimista

Ver o lado bom da vida também é uma qualidade que podemos melhorar com algum treino. Confira essas dicas sobre otimismo e positividade.

Por: Viva a Longevidade, em 14/04/2021

 Ter uma visão otimista sobre a vida pode trazer vários benefícios à saúde, como reduzir o risco de ter uma doença do coração ou AVC e até de morrer prematuramente devido ao câncer ou a infecções. Agora, um novo estudo mostra que esse estado de espírito também nos faz viver mais, informa o blog da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard.

Esse trabalho mostra que os otimistas têm maior expectativa de vida e mais chances de viver além dos 85 anos. Se você está se achando pessimista, a boa notícia é que o otimismo é uma característica que podemos treinar ao longo da vida. Confira, abaixo, seis dicas para começar agora a fazer isso.

Veja o outro lado da dificuldade

Quando passamos por momentos difíceis, em geral vemos só os aspectos negativos da situação e achamos que ela não pode mudar. Nesses casos, é preciso ver as coisas sob um novo ângulo: procure os aspectos positivos, como o que você pode aprender com essa experiência.

Crie metas para o dia

Estudos sugerem que definir objetivos e ter confiança para alcançá-los são ações relacionadas a um bom nível de otimismo. Uma maneira de aproveitar isso é criar metas para o dia --mas tem que ser algo específico e que dê para fazer.

Mentalize o lado bom

Dedique um momento para pensar nos aspectos positivos do dia (pode ser, por exemplo, na hora de dormir). Mentalize o que deu certo, o que te fez feliz ou te deu orgulho.

Fortaleça as relações

O otimismo também está ligado a ter laços sociais fortes, e isso quer dizer passar tempo com amigos ou participar de atividades comunitárias ou em grupo. Então, dedique-se a passar tempo com pessoas positivas e que te apoiam.

Pratique o meio-sorriso

Uma técnica da psicoterapia para lidar com sentimentos de tristeza é praticar o meio sorriso por alguns minutos todo dia. Repare no impacto que esse exercício tem em seus pensamentos, humor e no otimismo.

Pratique a meditação da gratidão

As meditações de gratidão são aquelas que focam em agradecer pelos aspectos positivos da sua vida, como a família, as amizades ou as coisas que você tem.