Home >

Artigos e Notícias >

Educação Financeira

Por: Anderson Carvalho, Jane de Moraes e Marcelo Bueno, em 06/04/2021

E aí, universitário, como está sua relação com o dinheiro?

Entenda como esta sua relação com o dinheiro

 Esta pergunta é, no mínimo intrigante, não é? Como assim, relação com o dinheiro? Muitos diriam que está ótima - um cuida do outro da melhor forma possível, outros podem dizer que esta relação está bem desgastada, quase mudando o status de relacionamento para solteiro. Mas todos devem concordar que nesta relação, quem deverá assumir o controle é você!
O fato é que nem sempre as pessoas se dedicam a fazer um DR (discutem a relação) com o dinheiro, pois parece algo muito complicado. Ligam o automático e seguem suas vidas, sem perceber que estão sendo controladas.
Quando dizemos que é muito importante sermos educados financeiramente, estamos falando exatamente sobre como lidar com o dinheiro.
Podemos definir educação financeira como a capacidade de fazer boas escolhas e decisões eficazes em relação ao uso do dinheiro, para conquistar qualidade de vida e realizar sonhos.
Bom, o sonho de fazer uma universidade já está sendo realizado, e para isso, muitos devem ter se planejado financeiramente, pois bem sabemos o investimento necessário para isso. Outros, por falta deste conhecimento, não conseguem organizar suas finanças e mal conseguem pagar a mensalidade da faculdade.
Aqui, fica claro a importância da educação financeira desde a infância, para quando chegar esta fase. Porém, além de não terem tido a oportunidade de aprender este assunto no ambiente familiar por vários motivos, ainda são poucos os colégios que tratam deste tema.
Portanto, muitas pessoas não estão preparadas para controlar sua vida financeira, pois desconhecem os conceitos básicos de finanças pessoais, causando impacto em suas decisões.

Anderson de Carvalho Ferreira, graduado em letras, tem MBA em Negócios Bancários pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), especialização em Gestão da Educação Corporativa pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e Certificação em Produtos de Investimentos pela ANBIMA - CPA 20. Atualmente facilita soluções de aprendizagem na Unibrad – Universidade Corporativa Bradesco.

Jane Morais Ilha possui bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR, MBA em Finanças e Controladoria pela FESP-PR, MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É especialista em Investimentos pela ANBIMA - CEA e é analista de Educação Corporativa na UNIBRAD, atuando como facilitadora de aprendizagem e com desenvolvimento de conteúdos na área de Investimentos, Crédito e Educação Financeira.

Marcelo Bueno Catelan é bacharel em Administração de Empresas com licenciatura em Letras e Pós-Graduação em Língua Portuguesa. Possui certificado em Produtos de Investimentos pela ANBIMA - CPA 20 e em Inglês (Access Centre – Canadá). Atua como Instrutor de Treinamento e Desenvolvimento na UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco.