Home >

Artigos e Notícias >

Educação Financeira

Por: Anderson Carvalho, Jane de Moraes e Marcelo Bueno, em 06/04/2021

Dê match nos seus sonhos

Veja algumas dicas de como melhoras sua relação com o dinheiro.

 A relação com o dinheiro, muitas vezes parece tão complicada, que dá vontade de falar: “ A fila anda” e adiar alguns sonhos e planos. Mas não precisa ser assim, deem match nessas dicas e não deixem de sonhar.
1ª dica: Acesse duas ferramentas vintages para visualizar os seus sonhos: um lápis e um papel. Isso mesmo, ferramentas simples, mas que farão a diferença nesse momento. Quando escrevemos o que desejamos fica mais claro vislumbrar os nossos projetos. Esse momento é só seu, sinta-se livre para escrever o que você espera até o final do ano e nos próximos anos.
2ª dica: Entenda bem a sua condição financeira: Quais as suas receitas mensais (salário, bolsa, mesada)? Quais as suas despesas (faculdade, plano de celular, transporte, livros)? Qual a sua capacidade de poupança (o famoso sobrar dinheiro)? Ao somar suas receitas e subtrair as despesas o saldo é positivo, zerado ou negativo? Para aumentar a sua capacidade de poupança procure responder essas perguntas:
- Compro coisas que acabo nem usando?
- Sempre gasto mais do que ganho?
- Para mim, é importante seguir o padrão de vida dos meus amigos?
- Não sei exatamente com o que gasto meu dinheiro todo mês?
Uma boa forma de entender a sua condição financeira é montar uma planilha simples como a que apresentamos abaixo e perceber que é possível ver planos saírem do papel.

Anderson de Carvalho Ferreira, graduado em letras, tem MBA em Negócios Bancários pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), especialização em Gestão da Educação Corporativa pela FIA (Fundação Instituto de Administração) e Certificação em Produtos de Investimentos pela ANBIMA - CPA 20. Atualmente facilita soluções de aprendizagem na Unibrad – Universidade Corporativa Bradesco.

Jane Morais Ilha possui bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR, MBA em Finanças e Controladoria pela FESP-PR, MBA em Gestão Empresarial pela FGV. É especialista em Investimentos pela ANBIMA - CEA e é analista de Educação Corporativa na UNIBRAD, atuando como facilitadora de aprendizagem e com desenvolvimento de conteúdos na área de Investimentos, Crédito e Educação Financeira.

Marcelo Bueno Catelan é bacharel em Administração de Empresas com licenciatura em Letras e Pós-Graduação em Língua Portuguesa. Possui certificado em Produtos de Investimentos pela ANBIMA - CPA 20 e em Inglês (Access Centre – Canadá). Atua como Instrutor de Treinamento e Desenvolvimento na UniBrad – Universidade Corporativa Bradesco.